Caminhando com Nossa Senhora

Rogéria Moreira

Nossa Senhora não nos deixa sem respostas! Ela cuida de cada detalhe

Hoje, vamos falar sobre a oração. Vamos, nessa hora, rezar com ela, com nossa Mãe Celeste, Maria Santíssima. Vamos ler juntos:

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora, disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (Jo 2,1-11).

Sabemos que esse milagre aconteceu, porque Nossa Senhora interveio naquela situação. Ela se dirigiu a seu Filho Jesus, dizendo que não havia mais vinho naquela festa. Interessante que os serventes não disseram nada a respeito da falta de vinho, mas somente Maria é quem percebeu o que estava acontecendo e resolveu intervir. Nossa Senhora está sempre atenta aos detalhes. Também na vida de cada um de nós: Maria sabe o que nos falta e roga a seu filho por cada um de nós.

Por que Jesus atendeu ao pedido de Nossa Senhora? Veja: Ela dirigiu-se aos serventes dizendo: “Fazei o que ele vos disser”. Ela não disse: “Façam o que eu estou lhes dizendo”, mas ela aponta sempre para seu filho, ela indica que esse é o caminho certo: obedecer a Cristo.

Dessa forma, ela chegou ao coração de Deus: em tudo fazendo a Sua vontade. Fazer a vontade de Deus nos abre a porta para recebermos a graça do Alto que necessitamos. Nossa Senhora é aquela que está diante do Senhor rogando por cada um de nós.

A Virgem Maria não nos deixa sem resposta

Certa vez, eu li essa frase de um santo da nossa Igreja, Santo André Corsino: “A menor oração feita à Mãe de Deus não fica sem resposta”. Como isso é verdade! Como isso é algo tão concreto na minha vida! Eu sempre tenho feito essa experiência com a Mãe Celeste. Ela nunca deixou faltar o “vinho da graça” na minha caminhada.

Recordo-me de quando eu morava em Curitiba (PR), na Frente de Missão da Canção Nova existente nesta cidade. Meus filhos eram pequenos e estavam doentes. Eu os levei ao médico e tinha agora uma lista de medicamentos para comprar. Como não tinha condições de comprar todos aqueles remédios, eu fui à capela e rezei a Nossa Senhora, pedindo que me ajudasse naquela situação. Ao sair da capela, uma irmã da Comunidade me disse que havia acabado de chegar uma caixa com vários medicamentos doados, e que eu deveria dar uma olhada para ver se havia algum remédio que eu precisasse. E não é que ali, naquela caixa, havia os remédios que estavam na minha lista? Nossa Senhora não nos deixa sem resposta! Ela cuida de cada detalhe.

O tempo e o jeito de Deus não são os nossos

Meus irmãos, muitas vezes, achamos que as coisas devem acontecer do nosso jeito e no nosso tempo. Mas elas devem acontecer do jeito de Deus e no tempo d’Ele. Você não ficará sem resposta. Nossa Senhora caminha conosco, ela nos acompanha e está sempre atenta aos detalhes, a tudo aquilo que nos falta. Permita que ela cuide de cada detalhe na sua vida, pois ela conhece o jeito de Deus e o tempo d’Ele agir na vida de quem lhe é fiel.

E qual é a oração que Deus não atende? É a oração que está fora do tempo d’Ele. No capítulo 11 deste mesmo Evangelho segundo João, vemos o episódio da ressurreição de Lázaro. Jesus amava Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, porém, Ele não curou Lázaro assim que soube da sua enfermidade, essa doença que o levaria à morte. O evangelista afirma que Jesus chegou ao sepulcro de Lázaro quatro dias após ter sido sepultado. Mas isso não deteve Jesus, Ele realizou o milagre! E fez esse grande prodígio no tempo d’Ele, e não no tempo de Lázaro, ou no tempo das suas irmãs, ou ainda conforme o desejo daquela multidão.

Precisamos aprender que o tempo de Deus não é o nosso. O modo de Ele agir não é o nosso modo de agir. E Nossa Senhora quer nos ensinar essa importante lição. O Senhor não nos deixará sem resposta, mas é preciso compreender que essa resposta virá segundo a vontade de Deus e não a nossa.

Leia mais:
.:Nossa Senhora nos ensina como restaurar uma alma despedaçada
.:Minha experiência com Nossa Senhora
.:Como relacionar-se com Nossa Senhora no dia a dia?

Precisamos também cuidar para que nossos pecados, para que todas as vezes que desejamos o mal ao próximo, não nos leve a um distanciamento do Senhor. Se pedirmos mal e ainda praticando o mal, como podemos querer que Deus atenda a nossa súplica?

A oração que o Senhor atende é aquela que aprendemos com a Virgem Maria. Ela nos ensina a rezar com humildade e esperança. Ela nos educa a rezar com caridade. Ajude os outros, meu irmão, e você verá a sua súplica ser atendida. Deus olha para aquele que pratica a justiça. Portanto, ajudemos aqueles irmãos mais necessitados. Não deixemos que a ganância reine em nosso meio.

Maria nos ensina a rezar esperando o tempo de Deus, pois Ele não nos deixa sem resposta.

Concluo trazendo o pedido do Papa Francisco para esse mês de outubro, mês das missões, mês do Rosário. Ele nos pede para rezarmos o Santo Terço todos os dias, e, ao fim do Terço, rezarmos também a São Miguel Arcanjo invocando sua poderosa proteção.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo