Descubra quais são as oito características da humildade

Padre Adriano Zandoná

Humilhe-se diante do Senhor e Ele virá em seu auxílio

“Pois o Senhor ama seu povo, enfeita os humildes com a vitória” (Salmo 149,4).

Esse é o tema do Hosana Brasil deste ano, 2018. Em outras traduções da Bíblia, ao invés de estar escrito “enfeita os humildes”, traz as seguintes expressões: “coroa os humildes”, “honra os humildes”. Quero, nesta pregação, refletir com você sobre esse versículo bíblico.

“O Senhor ama o seu povo”, assim afirma a primeira parte desse versículo do Salmo 149. Convido você a tomar posse dessa verdade que o Senhor nos revela. Você faz parte do povo do Senhor. Veja: eu sei que você tem enfrentado inúmeras lutas e, talvez, hoje, esteja se sentindo fraco, impotente e inútil. Mas saiba que, apesar de toda essa tribulação, o Senhor está lhe dizendo: “Você faz parte do Meu povo. Eu te amo com eterno amor!”. Deus está com você naquilo que você está vivendo agora.

“O Senhor enfeita (coroa, honra) os humildes com a vitória”. Essa é a segunda parte desse versículo bíblico do Salmo 149. Quero me deter, sobretudo, nessa segunda parte. Todos nós queremos ser vencedores. Não é verdade? Mas eu lhe pergunto: “E quanto aos passos necessários para conquistar essa vitória?”.

Todo mundo quer a vitória, quer o resultado, mas, todavia, é necessário um esforço. Ninguém vence em Deus, se não passar pelas etapas necessárias para a conquista dessa vitória. Você sabia que a humildade é uma dessas etapas? Hoje, quero trazer oito características dessa humildade, conforme nos ensina a Palavra de Deus. Jesus vai nos ensinar que “são felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (cf. Mt 5,3). A humildade nos conduz à verdadeira felicidade e a humildade conquista o coração de Deus.

Deus não atende aos orgulhosos. Se formos arrogantes, Deus não escutará as nossas súplicas. A humildade faz o Céu trabalhar a nosso favor. Nossa Senhora nos ensina que Deus exalta os humildes. O Senhor exalta aqueles que se humilham. Humilhe-se diante do Senhor e Ele virá em seu auxílio.

Oito características da humildade

Vamos, então, refletir sobre as oito características da humildade em Deus:

1ª característica: Humildade é verdade. Se a gente fosse mais humilde, as críticas que recebemos nos afetariam bem menos. Se alguém fala algo a meu respeito e isso condiz com a verdade, porque eu ficaria chateado? Pelo contrário: isso me educa, pois reconheço minhas próprias limitações e fraquezas. Mas, humildade também é reconhecer as próprias virtudes e qualidades. O humilde sabe receber tanto as críticas quanto os elogios.

2ª característica: A humildade consiste em saber aprender. Não existe alguém tão ruim que não possa ensinar alguma coisa e não existe alguém tão bom que não possa aprender algo. O que essa pessoa difícil que convive com você tem lhe ensinado? O humilde também aprende com as pessoas difíceis, ele tem a humildade de saber observar.

3ª característica: A humildade consiste em saber servir. O humilde serve, o arrogante exige. Jesus nos ensinou isso no momento do Lava-pés. Eu penso que, uma das maneiras mais lindas de podermos expressar nosso amor a Deus, é servindo aos nossos irmãos. Sirvamos a Deus amando o nosso próximo. Nos coloquemos a serviço da Igreja. A humildade sempre caminha ligada ao serviço.

4ª característica: A humildade consiste em saber humilhar-se diante de Deus e deixar que Ele exalte na hora certa. Veja o que afirma a Palavra de Deus: “Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, Ele vos exalte” (I Pd 5,6). Se você se humilha diante do Senhor, com certeza, Ele agirá na sua vida no momento apropriado. Você que tem sido humilhado no seu trabalho, ou por causa de uma enfermidade, ou ainda, por causa de uma traição, de uma calúnia, de uma crise, eu lhe digo: “Confie em Deus, pois Ele lhe exaltará!”.

Leia mais: 
.:A prática da humildade na vida de Jesus
.:Como cristãos, como podemos praticar a humildade?
.:A humildade não é sinônimo de fraqueza, mas sim uma virtude

5ª característica: A humildade leva a pessoa a rezar, a confiar em Deus e não em si mesma. Nem tudo depende de você. Aprenda a colocar sua vida sob o controle de Deus. Não existe humildade sem oração. O humilde reza. Faça sempre a sua parte, mas, também, deixe Deus fazer a parte d’Ele. Tome posse daquilo que nos ensina a Sagrada Escritura: “Lançai sobre Ele toda a vossa preocupação, pois é Ele quem cuida de vós” (I Pd 5,7). Deus sempre cuida dos humildes! Confie n’Ele!

6ª característica: A humildade leva a pessoa a pedir a ajuda de outros. Se você é arrogante, orgulhoso, você morre sozinho, mas não pede ajuda. Têm coisas na vida, que Deus só realiza na vida da gente por meio dos outros. O humilde sabe pedir ajuda ao amigo, ao sacerdote, àquela pessoa que caminha ao seu lado. O humilde reconhece os próprios limites e sabe que não é um “super-homem”, capaz de resolver seus problemas sozinho.

7ª característica: A humildade nos ensina a acolher os outros e a não julgá-los. O arrogante sempre julga os outros conforme as aparências, conforme seus critérios. O humilde acolhe, ele reconhece as outras pessoas.

8ª característica: A humildade nos ensina a cultivar a gratidão. O humilde é grato a Deus em primeiro lugar. Mesmo onde existem problemas, o Senhor está agindo. E o humilde reconhece isso e louva. O louvor faz parte de um coração humilde; a pessoa humilde, também, é agradecida aos outros. O humilde sabe que ninguém é bom sozinho. A gratidão faz parte da humildade.

Cultive na sua vida essas características e você verá o Senhor lhe coroando com a vitória. Isso acontecerá por meio da vivência diária da virtude da humildade.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo