A escuta de Deus

Padre Bruno Costa

A escuta a Deus tem por base três passos que precisamos seguir

A escuta de Deus

Padre Bruno Costa.

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Como funciona a escuta de Deus? Escutar a Deus em meio às agitações e situações é algo difícil. Entrar numa Capela e falar com Deus é uma coisa; enquanto que, manter um contato, um diálogo com Deus no dia a dia é ter uma vida de oração.

Em Gênesis está escrito que, no início, Deus disse, falou ao mundo e Ele se fez. E, como Deus é o mesmo, sabemos que Ele fala e, então, precisamos prestar atenção. Em Timóteo 3, 15-16, a Palavra de Deus nos fala que as escrituras têm o poder de comunicar, de abrir um diálogo entre nós e o Senhor.

Deus fala pela Palavra nos fatos, nas ações, por isso, precisamos estar cheios do Espírito Santo para ouvirmos o Senhor falando conosco.

Quem já ouviu a Deus? Nós geralmente queremos ouvir o Senhor da maneira como escutamos os outros, mas nem sempre é assim que Ele fala. A escuta a Deus é um trabalho contínuo até chegar onde saibamos quando Ele está falando conosco.

A primeira condição para escutar a Deus é buscá-lo, dar o passo de ir ao Seu encontro e O procurarmos. A segunda condição é assim que buscamos a Deus, temos de falar a nossa verdade. Temos de ser sinceros, sem nos enganar e sem tentar enganar a Ele, sermos sempre verdadeiros.

Confira também: 
.:O valor da simplicidade
.:Dez características da oração de Maria
.:Como nossa consciência pode escutar a voz de Deus?

A terceira condição é não ficar muito com o desejo de ouvir a Deus, pois sem expectativas estaremos mais prontos para ouvir a Sua voz. Deus fala conosco, mas não sabemos interpretar o que Ele nos diz.

Assim, depois desses três passos, temos de silenciar. Precisamos fazer silêncio e orar, porque vivemos em tempos de ruídos. Nos tempos de hoje convivemos com muito barulho, muita informação, mas precisamos usar desses meios com o foco em Jesus.

Transcrição e adaptação: João Paulo dos SantosBanner do canal PlayCancaonova no Youtube

↑ topo