Eucaristia e santidade

Fábio Lira

Fábio Lira

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Eucaristia é o caminho de santidade para a graça de Deus

A vocação universal do homem é a santidade. Estamos nesta terra, mas ela não é nossa pátria. Nossa pátria é o Céu! Se você é padre, freira, pai ou mãe, antes de tudo, sua vocação é ser cidadão do Céu.

Ou santos ou nada

Nesta comunidade, seguimos o pensamento de nosso fundador, o qual nos diz: “ou santos ou nada!”. Mesmo sendo falhos e pecadores, devemos perseverar, sem nunca desistir de buscar a santidade, pois apenas por meio da santificação alcançaremos o Céu. Precisamos buscar a santidade, mas isso não é fácil, não é nosso instinto natural. Somente pela graça a santidade é possível.

Santidade é ir além

O que é santidade? Vamos a um exemplo: se alguém bate à porta da sua casa, pedindo por um bocado de pão, e você lhe dá, isso é santidade? Não! Isto é caridade, isso não é mais que obrigação. Santidade é ir além. Agora, se você passa uma margarina no pão e ainda dá um cafezinho, isso é santidade, é ir além do que lhe foi pedido.

Santidade é ir além, é como diz Madre Tereza de Calcutá: amar até doer. É necessário sairmos da nossa zona de conforto. Só parar de pecar não é o suficiente, é preciso ir além. Santidade é alegria e disposição para viver a graça de Deus.

Eucaristia, caminho para santidade de Deus

Todos nós somos candidatos à santidade de Deus, mas é apenas por meio da eucaristia que podemos alcançá-la, pois nela temos a excelência da graça de Deus. Ela é a maior invenção de amor já criada, o verbo que se fez carne, habitou entre nós, trouxe cura e libertação, foi crucificado, morreu e ressuscitou, deixando seu corpo para podermos ter comunhão com Ele.

Vivemos um período em que as pessoas não têm tempo para Jesus! Elas têm tempo para jogar bola, assistir às novelas e fazer tudo aquilo que lhes dá prazer, trocamos nosso Senhor por entretenimento, sonegamos nossa comunhão com Ele, não participamos da eucaristia, vamos a casa de Deus apenas para cumprir a nossa obrigação aos domingos. Assim, não há santidade!

É importante gastar tempo com Deus

Precisamos gastar tempo na presença d’Ele, pois essa é a melhor forma de investirmos nosso tempo. Você cochila quando vai à capela? Não tem problema! Pelo menos, você está repousando na presença d’Ele. O importante é gastar tempo aos pés do sacrário.

Somente Jesus pode gerar em nós santidade. Se você O adorar, Ele vai lhe dar parresia, ousadia, paz e principalmente salvação. Se você buscar a santidade, tenha convicção, você alcançará a eternidade com Ele.

Quer ser santo? Busque a santidade na Eucaristia. Está afastado da Igreja? Volte para ela! Deus ainda o espera de braços abertos. Saia da sua zona de conforto e busque a santidade.

Leia mais:
Na Eucaristia vivemos um grande dom
Aprenda a valorizar o seu tempo verdadeiramente com boas atitudes
Por que devemos escolher confiar e esperar?

Transcrição e adaptação por Jonatas Passos

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com