Felizes sois vós quando vos injuriarem e perseguirem

Jimmy Fioramonte

Viver as bem-aventuranças é o mesmo que entrar no caminho da santidade

Na exortação apostólica Gaudete Exsultate, o Papa Francisco traz alguns aspectos para nós, cristãos: “A bem-aventurança é como a própria identidade da nossa vida”.

É como um bilhete da identidade do cristão. Ser cristão está na nossa personalidade, na nossa vida, dentro do nosso ser. Porque, quem nos criou foi Deus e Ele nos fez para sermos santos. 

Viver as bem-aventuranças é o mesmo que entrar no caminho da santidade. Nós trilhamos um caminho durante nossa vida e, vivê-las, é como nadar contra a maré. Pois, as vivendo, vamos ao contrario daquilo que o mundo nos apresenta.

Jesus nos diz: “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. .Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,11-12).

Para o mundo isso é loucura, mas para nós, que somos chamados, é estarmos dentro da vontade de Deus, que nos levará ao Céu.  O Papa Francisco nos diz que a palavra “Bem- aventurado” se traduz, também, na palavra santidade. Por que?

“Porque expressa que pessoa fiel a Deus e que vive a Sua Palavra, alcança na doação de si mesmo, a verdadeira felicidade.”

O amor ao próximo, também, está no fundamento da bem-aventurança. Somos chamados a olhar o próximo com um olhar de misericórdia. Somos chamados a essa doação de nós mesmos, com gestos de caridade e sem esperar por recompensas. 

Então, precisamos buscar viver a bem-aventurança, para entrarmos, cada vez mais, no caminho que nos levará ao Céu.

Veja mais::

.: Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia
.:Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança
.:Felizes os puros de coração

 

Transcrição e adaptação: Nathane Rangel

↑ topo