Na Eucaristia vivemos um grande dom

Padre Anderson Andrade

A Eucaristia nos faz entrar em comunhão com Jesus e com o próximo

Na eucaristia vivemos um grande dom

Padre Anderson Andrade.

Foto: Jorge Ribeiro/cancaonova.com

Na Eucaristia vivemos um grande dom, sobretudo, o de sermos irmãos. A palavra “Eucaristia” significa reconhecimento, ação de graças. Em grego é uma celebração da Igreja Católica para lembrar da Morte e Ressurreição de Jesus.

Com a Eucaristia relembramos da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Deus e isso nunca mudará! Ela também é conhecida como:  comunhão. A palavra ‘comunhão’ tem etimologia grega: ‘koinonia’; que significa participação, partilhamento, estar em acordo e harmonia.

A Eucaristia nos faz comungar do mesmo Cristo, das mesmas ideias e dos pensamentos propostos pela Igreja a nós, ou seja, todos nós vivemos da mesma graça. Nós temos vocações diferentes, porém comungamos da mesma coisa.

Em Mateus 18,19, diz que quando duas ou mais pessoas estão em comum acordo, orando pela mesma intenção, o milagre acontece. Sendo assim, se estamos no mesmo Espírito, após estar em comunhão e rezando a Deus, não tem como ser diferente conosco.

Se não temos um “comum acordo”; se estamos brigados, divididos; Deus não agirá. Quando começa a ter divisão e problemas; quando fazemos do templo de Deus um inferno; Ele não age. Aqui, podemos atribuir à palavra “templo” o sentido de: a vida do outro. Saibamos que quando deixamos entrar a divisão e o barulho em nós, é Deus quem sai.

Leia mais:
.:A Santa Missa é um caminho para a nossa salvação
.:Corpo de Cristo
.:Confira algumas orações para fazer diante de Jesus Eucarístico

Em Atos 2,42, vemos que os apóstolos estavam prosperando e fazendo milagres, essas coisas ocorriam porque eles estavam sempre partilhando, isto é, tinham tudo em comum e quando rezavam o milagre acontecia.

Quando oramos o milagre acontece

Não tem como ser diferente conosco, pois se estamos orando, se procuramos ajudar o irmão, se buscamos o temor a Deus: quando orarmos o milagre acontecerá. Pode até ser que, as coisas não dão certo e acabam desandando, porque não estamos colocando o essencial. E, essa essência, sempre será Deus.

A Eucaristia é o ápice da vida cristã, tantas coisas são importantes, mas a Eucaristia é o coração da Igreja. Se deixarmos de ter isso, deixaremos a nossa vida espiritual morrer.

Feliz é quem encontra Jesus na Eucaristia e, assim, encontrará tudo o que precisa.

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

↑ topo