O amor e a misericórdia caminham juntos

Rosane Horácio

O amor de Deus se manifesta na sua misericórdia

Nós fomos criados para o amor e temos um Pai que nos ama incondicionalmente. Esse amor nos proporciona, quando trilhamos o caminho com Ele, viver a misericórdia, independente da nossa natureza pecadora, a qual herdamos de Adão. O amor de Deus nos cura de tudo.

Entender o amor de Deus em nossa vida é compreender que misericórdia é amor, é compreender que a compaixão de Deus para conosco é inesgotável. Mas não é compreender isso apenas para usufruir, mas levar esse amor àqueles que padecem por falta dele.

O amor e a misericórdia de Deus vão além das nossas condições, além das nossas limitações e erros. Mas viver esse sentimento não é fácil, pois amor é misericórdia, ele é feito de atitudes, não de palavras apenas.

A oração do Pai-Nosso é um exemplo de como deve ser a nossa vida, colocando Deus sobre todas as coisas, mas também perdoando aos outros e, assim, sendo imitadores de Cristo. Ainda que não possamos amar como Deus, podemos trilhar esse caminho de imitação de Cristo.

O amor de Deus trabalha em nosso coração, capacita-nos a sentir compaixão pelo outro, pois só assim podemos usar de misericórdia, mesmo quando feridos, ofendidos. Perdoar é algo que, humanamente, não é natural, é uma atitude consciente, de vontade, pois pela natureza nós guardamos rancor.

Quando buscamos a compaixão, quando vivemos a misericórdia e o perdão, lutamos contra nossa própria natureza. Só o Espírito Santo pode cultivar em nós o amor de Deus, mas Ele só faz isso se desejarmos e permitirmos. A maior atitude de gratidão pela misericórdia de Deus é usarmos de misericórdia para com o outro.

Vamos, pois, abraçar a compaixão, imitando o amor de Deus e praticando a misericórdia, sendo, assim, gratos a Ele.

Leia também:
Jesus, Senhor e vencedor! 
Há amor em mim

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos

↑ topo