O orgulho é a fonte de todas as fraquezas e nos destrói

Não deixe o orgulho reinar na sua vida, pratique a humildade

O orgulho é fonte de todas as fraquezas e nos destrói - Frei Gilson

Frei Gilson. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O tema desta pregação é fundamental para nós, porque é uma frase de Santo Agostinho: “O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios”.

O orgulho é realmente a fonte de todas as fraquezas, por isso, Santo Agostinho nos mostra que é um “pecado-cabeça” e que gera outros pecados.

O pecado do orgulho não é “só” mais um pecado que estamos tratando aqui, e sim um dos piores que existe. Ele nos deforma e nos atrapalha para viver a santidade mais do que qualquer outro pecado. Pois, quando desobedecemos a um mandamento é porque somos orgulhosos.

Raiz do orgulho

Todo pecado tem uma raiz chamada orgulho, em outras palavras, quando conseguimos destruir o orgulho dentro de nós, nos aproximamos da santidade.

Todos nós somos orgulhosos. Em alguns o orgulho está mais escondido; em outros ele está escancarado.

O orgulho não é só o que vemos, mas também, o sentimento que temos escondido dentro de nós. Esse foi o pecado que levou Lúcifer a cair, pois, chegou um momento em que ele achou que era maior do que Deus.

O pecado do orgulho está no princípio e dá origem ao mal, porque é o pior de todos os pecados. Esse sentimento é capaz de destruir tudo o que é de Deus dentro de nós, por esse motivo, ele tem o poder de nos afastar do Senhor.

Lúcifer conseguiu injetar esse mal na humanidade, ou seja, o pecado do orgulho atingiu Adão e Eva e, depois, se estendeu para toda a humanidade.

Por que Maria foi tão santa e escolhida?

Deus olhou para humildade de Sua serva, Maria. Ela era a serva mais humilde de Deus, então, devemos seguir o exemplo d’Ela.

É preciso que sejamos humildes, se queremos expulsar satanás da nossa vida. Visto que é isso que destrói as ações do inimigo na nossa vida. A humildade é a verdade, e viver no orgulho é viver uma mentira.

O orgulhoso é aquele que “se acha”, porque ele não é nada daquilo que ele imagina ser. Por fora podemos ser bonitos, mas por dentro temos podridão.

Veja também:
.: Deus plantou, em nosso coração, o projeto de santidade
.: A perseverança nas pequenas coisas, por amor, é heroísmo

Dentro do nosso coração existe muita podridão, maldade e pecado, então, devemos reconhecer a nossa verdade. E a nossa vida espiritual consiste em descobrir as nossas misérias.

O que adianta ficar nos enganando e fugir das nossas verdades? Esse é o caminho da vida espiritual e não podemos fugir. Santa Teresa nos diz que a vida interior é um “castelo interior”, ou seja, são sete as moradas por onde passaremos e nos encontraremos com os nossos pecados e nossas fraquezas ao longo desse caminho.

Dependentes do amor de Deus

Todo esse processo nos mostra que somos dependentes de Deus. Uma pessoa que vive longe da verdade, vive longe de Deus, porque, quando começamos a nos depararmos com as nossas fraquezas, é quando acabamos enxergando que somos dependentes de Deus.

Terezinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja, dizia e pregava a importância da infância espiritual. E qual é o centro da infância espiritual? É nos tornarmos crianças, ou seja, é ser uma pessoa pequena e dependente do seu pai. Por isso, Jesus nos diz para nos transformarmos em criancinhas e sermos humildes como elas, para assim entrarmos no Reino do Céu.

Conversão

A principal conversão que precisa acontecer na nossa vida é deixarmos de ser orgulhosos, isto é, acreditarmos que tudo que acontece na nossa vida é graças a Deus.

Se o orgulho entrar na nossa vida, acabamos perdendo a unção, pois, para ter unção é preciso ser humilde. Um coração humilde agrada o coração de Deus!

Você quer ser humilde?

Você acredita estar preparado para ser humilde? Ser humilde significa ser humilhado. Você quer ser humilhado? A verdade é uma só: se quero ser santo, Deus permitirá humilhações para que possamos reconhecer as nossas fraquezas e misérias, e termos a certeza de que: quando somos fracos é que somos fortes.

A santidade está em nossas fraquezas. Nós só podemos agradar o coração Deus quando temos uma alma humilde.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo