O Senhor é meu refúgio e proteção

Padre Anderson Guerra Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O que é um refúgio?

Hoje, sinto uma grande alegria por estarmos juntos, neste dia de adoração a Jesus Sacramentado. Convido você a abrir sua Bíblia no Salmo 90(91):

“Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente, dize ao Senhor: ‘Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem eu confio’. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido. Porém, verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. ‘Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. Será favorecido de longos dias, e eu lhe mostrarei a minha salvação'”.

Repita comigo: O Senhor é meu refúgio e proteção. Mas o que é um refúgio? É um lugar para onde nos direcionamos para nos sentirmos seguros, protegidos. Quando surge uma tempestade, uma chuva forte, um vendaval, o que fazemos? Procuramos um refúgio. E quanto maior for a intempérie, mais forte, mais resistente precisa ser esse refúgio.

Aprenda a caminhar sob a proteção do Altíssimo

Este Salmo, o Salmo 90(91), é considerado um salmo que nós utilizamos para buscar proteção. Não é verdade? Quantas pessoas que têm o costume de deixar a Bíblia aberta, num lugar da casa, exatamente neste salmo. E não há mal nisso. Porém, quantos que buscam refúgio e proteção em Deus, mas insistem em permanecer distantes da Sua presença, vivendo como pessoas desesperadas.

Meu irmão, Deus será refúgio e proteção para quem vai à Missa aos domingos, para quem reza o Santo Terço, para quem lê a Bíblia com frequência, para quem reza, jejua, perdoa o próximo e busca o Sacramento da Penitência.

Para quem Deus é refúgio e proteção? Para aquele que está no desespero ou para aquele que diariamente coloca-se sob as asas do Altíssimo? É preciso estar com confiança na presença do Senhor.

Eu, como sacerdote, tenho a Deus como meu refúgio e proteção quando vivo na Sua presença, e não apenas quando O procuro na hora do desespero.

O Salmo 90(91) retrata exatamente a experiência de Moisés e do povo eleito, desde a sua saída do Egito, atravessando o Mar Vermelho, passando pelo deserto, até chegar à Terra Prometida, ou seja, a experiência de homens e mulheres que foram sustentados e socorridos por Deus. Com isso, aprendemos que, nos Salmos, também encontramos histórias de pessoas de fé, que diariamente andaram na presença de Deus e fizeram do Senhor o seu refúgio e proteção.

Viver na confiança e não no desespero

Eu lhe peço que, a partir de hoje, você não leia mais esse Salmo 90(91) no desespero, e sim com confiança na presença de Deus. Não ande mais por caminhos tortos, por seitas erradas, meu irmão! Caminhe com constância, com fidelidade a Cristo.

Deus será nosso refúgio e proteção quando “entrarmos no Templo”, ou seja, nos colocarmos na presença do Senhor. Nesta Quinta-feira de Adoração, somos convidados a estar na presença de Jesus Eucarístico. E como é doloroso ver tantas pessoas que permanecem distantes de Jesus! Meus irmãos, ou nós caminhamos na graça de Deus ou iremos padecer.

Leia mais: 
.:Reze e peça proteção a Jesus para a sua vida
.:Existe proteção quando se usa amuletos?
.:Tenha confiança em Deus

A taxa de suicídio aumentou no mundo todo, porque muitos já não cultivam mais um coração orante e adorador; vivem na sombra da morte. Não adianta o ser humano tentar preencher a alma com tantas coisas fúteis. O coração humano precisa ser preenchido pela presença de Deus.

Aquele que tem a Deus como refúgio caminha sempre sob a proteção do Altíssimo. E eu não posso encerrar essa pregação sem falar de Nossa Senhora, Aquela que foi coberta pela sombra do Altíssimo, no momento da Anunciação. E porque Nossa Senhora foi coberta pela sombra do Altíssimo? Porque, quando o Anjo Gabriel A encontra, Maria estava em oração.

E aqui está um belo ensinamento para nós: Maria não começou a orar após a Anunciação; Ela já vivia em oração. Deus é o refúgio e proteção de Maria, porque, em primeiro lugar, Ela já vivia unida ao Senhor em oração. Entenda que, se você viver na presença de Deus, caminhar unido a Ele pela oração, o Senhor lhe cobrirá de glória, virá em seu auxílio, ouvirá suas súplicas e será sempre seu refúgio e proteção.

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com