O valor do perdão e o caminho para a cura

Padre Joãozinho
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

O perdão é caminho que Jesus nos apresentou para a verdadeira cura do coração

Os discípulos de Jesus tiveram dificuldades em entender quando Ele lhes falou sobre perdão. Mas não temos nós a mesma dificuldade? O perdão é algo que, tantas vezes, parece ir na contramão do nosso querer.

O que é o perdão? É esquecer uma mágoa? Perdoar é esquecer? Isso complica um bocado as coisas! Tomo como exemplo uma pequena cicatriz que adquiri há vários anos, a qual se formou num incidente que tive na infância, a quase quatro décadas. Ela não dói, não me incomoda, mas, por vezes, passo minha mão sobre ela e percebo que ela existe; então, recordo-me do incidente.

A questão não é lembrar ou não lembrar, mas como você se sente ao lembrar-se daquilo. No exemplo da pequena cicatriz, você revive toda dor do acidente quando a toca? Ela é um processo que já concluiu a sua cicatrização ou uma ferida aberta?

Jesus veio nos dar o remédio para fecharmos nossas feridas: o perdão. Não pensamos a respeito disso, mas, constantemente, pecamos; e, constantemente, isso nos separa do amor de Deus. Ele, no entanto, usa de Sua misericórdia para nos perdoar.

Pedro, um dos discípulos de Jesus, não era um homem acostumado a perdoar. Ele era um homem de negócios, acostumado a cobrar. Quando Jesus lhe falou de perdão, ele quis imaginar o perdão com limites, delimitando até onde ele achava razoável, matematicamente falando. Jesus, contudo, não falou de perdão com limites, pois, na matemática d’Ele, o amor é infindável.

Jesus nos apresenta o perdão como um dom, e dons não se vendem, não têm limites; ao contrário, são oferecidos por completo e sem custo, não pela metade. Mas nós gostamos de fazer pelos outros aquilo que não desejamos para nós mesmos, queremos o perdão completo de Deus, mas ao nosso próximo oferecemos apenas um perdão parcial.

Jesus nos convida a não só entender o que é o perdão, mas o viver. Se assim fizermos, seremos curados. Sem nos desprender da forma de pensar natural, não hospedaremos dignamente o Espírito Santo. Só num coração curado pelo perdão o Espírito Santo pode operar em plenitude e nos curar.

Assista trecho da pregação

Leia também:
Perdão: porta aberta para a bênção
O caminho para o perdão se chama: Misericórdia

 

 

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos


Padre Joãozinho


Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo