Os frutos do Espírito Santo

Alexandre Oliveira

Os frutos são como um selo de autenticidade

Em Gálatas 5,16-24, Paulo cita para nós os frutos da carne e os frutos do Espírito Santo.
Como saber se, em minha vida, o Batismo no Espírito foi verdadeiro? São pelos frutos do Espírito, pois eles são como um selo que atestam que a experiência com Deus foi autêntica.  

Para que não sejamos um cristão falsificado, propagandista de Jesus, precisamos ter os frutos do Espírito. São eles que comprovam a coerência e a autenticidade de que sou um Cristão e de que levo a sério a minha fé.
A Igreja nos ensina que os frutos são como perfeições que o Espírito gera em nós.
Encontramos na Palavra de Deus exemplos dessa ação do Espírito, como no livro do Gênesis, quando narra a história de Caim e Abel. Abel apresentou a Deus o que ele tinha por primeiro, as primícias do seu trabalho. Em Gênesis 4 diz que a oferta de Abel agradou a Deus.

O que são as primícias?

É o que dou para Deus como primeira oferta.
O Espírito Santo quer nos levar para o Céu, mas já aqui na Terra, Ele gera em nós uma “fome” do Céu. Qual é a melhor parte que posso entregar para Deus? São os frutos do Espírito agindo em mim.

As expectativas de Deus

Os frutos do Espírito são as expectativas de Deus sobre nós.  Na Palavra de Deus encontramos, várias vezes, a figura do agricultor que planta e espera o fruto da sua plantação.
O Pai das Misericórdias tem expectativas a nosso respeito. Devemos olhar para Deus e dizer: “Pai, não quero te decepcionar, quero dar frutos para ti. Que eu não seja como uma árvore que não dá frutos, uma árvore seca”.

Sabe como se chama os frutos que podemos dar para Deus nesta vida? Santidade e conversão. Em Lucas 15,4; encontraremos o segredo para a vivência verdadeira da fé cristã. Devemos estar conectados em Jesus, sendo um só com Ele.

É preciso saber esperar em Deus, ter paciência, perseverança na caminhada, mesmo em meio a tantas lutas, combates e desafios.

Cristãos que geram frutos autênticos

Podemos ser cristãos que dão frutos ou folhas! Que cristão você quer ser? O carnaval está chegando. Que tipo de cristão você será nestes dias de folia?
Que nós não sejamos cristãos que dão folhas, e sim frutos, os frutos do Espírito.

Corra com ardor no caminho de santidade. Peça a Deus, por meio do Espírito Santo, que a experiência do Espírito conceda frutos autênticos e não falsificados. Queiramos corresponder  a vontade de Deus em nossa vida. 

 

Leia também:
Oração para pedir os frutos do Espírito Santo | Pe. Joãozinho, scj
Os dons infusos do Espírito Santo
Eu sou fruto do batismo no Espírito Santo – Monsenhor Jonas Abib

Transcrito e adaptado por Saulo Macena


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo