Palavra de Deus, alimento para o dia a dia

Frei Elias Vella

Deus quer nos instruir por meio de Sua Palavra

Hoje, Jesus quer ter um encontro pessoal com todos nós. Ele já não nos chama mais de servos, mas de amigos, e fala conosco como um amigo. Jesus fala pessoalmente com cada um de nós; e ninguém aqui está excluído da Sua presença e de Seu amor.

Por que Jesus quer nos encontrar? Simplesmente, porque Ele quer preencher o nosso coração com paz e alegria. Ele não nos dará a “paz” que o mundo oferece, mas sim a paz verdadeira, aquela que permanece para todo o sempre.

Jesus está querendo nos oferecer Suas bênçãos. Ele é Deus! Ele pode todas as coisas. Há dois mil anos, Cristo veio habitar entre nós e realizou inúmeros milagres e sinais, mas Seu objetivo principal é ser o nosso Doador, a nossa segurança. Não tenha medo de Jesus! Ele veio para nos mostrar o caminho a partir de Seus ensinamentos. Ele é o Mestre!

No Evangelho, está escrito que um homem chamado Nicodemos foi procurar Jesus não para ser curado por Ele, mas para lhe fazer a seguinte pergunta: “Mestre, o que eu devo fazer?”. Isso é muito importante, pois muitos de nós vamos atrás de Jesus procurando cura – e isso não está errado! –, mas é preciso, primeiramente, perguntar ao Senhor o que devemos fazer.

Da mesma forma que Jesus instruiu Nicodemos, Ele quer nos instruir. O Senhor está fazendo isso agora, e o faz por meio de Sua Palavra. Jesus fala conosco por meio das Sagradas Escrituras e também dos nossos irmãos. Nós todos somos profetas uns dos outros. Nunca podemos ignorar o Senhor ou nos distrair quando Ele está falando conosco. Se fizermos isso, estaremos perdendo uma preciosa oportunidade.

Jesus também fala conosco nas circunstâncias. Ele fala de uma situação dolorosa; e quando nos encontramos “lá no chão”, Jesus também fala conosco! Quantos se afundaram nos vícios, chegaram ao fundo do poço! Mas, nessa hora, ouviram o Senhor falar com eles e foram reerguidos!

Concentre-se na voz do Senhor

Deus fala conosco de formas diferentes, e muitas vezes Ele se utiliza das circunstâncias da vida para fazer isso. O problema não está em Deus falar conosco, mas sim na dificuldade que temos para ouvir o que Ele tem a nos dizer. É como se tivéssemos algodão nos ouvidos, que nos impedem de escutar o Senhor com clareza. São muitas vozes falando conosco ao mesmo tempo! É necessário distinguir a voz do Senhor dentre todas elas. Para isso, precisamos focar nesse aprendizado constante e não nos distrairmos. Precisamos nos concentrar na voz do Senhor se quisermos, de fato, ouvi-Lo. Precisamos nos concentrar na voz de Deus e não nos distrair.

Se estivermos dirigindo um veículo distraidamente, e não focarmos nossa atenção na estrada e nas placas de sinalização ao longo do trajeto, fatalmente vamos errar o caminho. Da mesma forma, se não nos concentrarmos na voz do Senhor, também nos desviaremos do caminho certo de como se deve viver.

Leia mais: 
.:Como nossa consciência pode escutar a voz de Deus?
.:A Palavra de Deus é capaz de iluminar o cotidiano familiar
.:Como viver bem o mês da Bíblia?

Na parábola do Semeador que Jesus nos conta (cf. Mt 13,1-9), aprendemos que as sementes são em si poderosas, porém, se elas não encontram as condições ideais para crescer, elas morrem sem dar fruto. Existe, no entanto, nessa parábola, aquela semente que caiu no solo, cresceu e deu muitos frutos. Aqui, trata-se da pessoa que abriu seu coração à Palavra de Deus. Essa pessoa é chamada por Deus a não viver apenas uma simples devoção, mas sim se deixar conduzir por aquilo que Ele diz hoje.

A Bíblia não é um livro que traz um monte de ensinamentos ditos para pessoas há milhares de anos. Não! A Palavra de Deus é viva e atual! O Senhor está falando hoje, aqui e agora. E Ele faz isso mediante a Sua Palavra; e porque o Senhor está vivo e no meio de nós, Ele continua curando e libertando Seu povo dos ataques do inimigo.

Tenha em mente que, hoje, Jesus está falando com você. Seria uma pena ignorar isso! E o que Ele está falando com cada um, neste instante, é algo muito pessoal. Descubra que é por amor que Jesus quer falar pessoalmente a você. Deus se interessa por mim e por você somente por uma razão: Ele nos ama, somos preciosos para Ele.

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo