Palavra de Deus, fonte de Cura

Lúcio Domício

Palavra de Deus, fonte de Cura

Lúcio Domício.
Foto: Andréia Britta/cancaonova.com

O que é a Bíblia para você? É a Palavra de Deus? A luz que ilumina? Papa Francisco nos deu uma definição muito prática. Ele nos diz que a Palavra de Deus não é um enfeite; não é somente um livro, e sim o Cristo Vivo em meio a nós.

Nós temos o hábito, principalmente no mês de setembro, de dar uma assoprada na poeira da Bíblia, abrir no Salmo 90 e colocar em cima de algum lugar da casa. Mas precisamos lembrar que ela não é um enfeite, além de não ser simplesmente um livro que nós pegamos para ler, decorar e ficar por isso mesmo. 

A Palavra de Deus em Mateus 7,24-27 diz:

“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.”

Esse Evangelho é muito oportuno para nós, porque Jesus nos fala sobre um homem que decide construir uma casa e esse homem somos nós, pois o Senhor nos chama a construir a nossa casa, a nossa vida. Cada um é chamado por Deus a construir a própria casa, e não esperar que outros a faça.

Jesus queria falar isso, queria nos responsabilizar para que nós saibamos do nosso próprio dever. Somos os construtores e Ele nos chama a construir a nossa humanidade para que seja formado em nós um homem novo para o mundo novo. A casa é a vida que construímos na perspectiva do Céu. 

Nós não somos deste mundo e nossa vida não se encerra aqui, portanto, essa construção é a evolução do homem velho para o homem novo. É essa mudança que, a cada dia, acontece em nós, algo que acontece passo a passo. E, mesmo assim, o Senhor vem nos chamar a construir essa casa. As duas colunas dessa casa são a cura e o crescimento humano. 

A Cura e o Crescimento 

Jesus é a cura, pois Ele vem nos curar dos nossos medos, traumas, mágoas e ressentimento, mas a cura em si não é a coisa mais importante da nossa vida, e sim Aquele que cura. 

Leia mais:
.: As etapas para o entendimento bíblico
.: A leitura da Bíblia transforma radicalmente a vida de um jovem
.: Vamos fazer juntos o diário espiritual?
.: Qual é o verdadeiro o propósito da Bíblia para os cristãos?

A segunda coluna, que é o crescimento humano, é baseada nas virtudes em que precisamos nos apoiar para crescer e amadurecer numa vida de santidade, baseada no Espírito Santo, nos dons, sem perder tempo, pois não sabemos o dia de amanhã.

O quanto estamos comprometidos com essas colunas, com Jesus e nosso caminho de conversão? 

Jesus vem nos perguntar se estamos colocando em prática a Palavra, porque Ele sabe que ouvimos Sua Palavra, mas será que a estamos colocando em ação? Será que estamos colocando em prática a Palavra de Deus que é a rocha para sustentarmos a nossa casa?

Nós precisamos da Palavra de Deus, ouvi-la, obedecê-la e colocá-la em prática.

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo