A pregação da Cruz atrai, transforma e responsabiliza

Vitor Leal

Vitor Leal – Foto: Arquivo cancaonova.com

Convido você a tomar a Sagrada Escritura nas mãos para, juntos, refletirmos essa passagem bíblica:

“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. Está escrito: Destrui­rei a sabedoria dos sábios, e anularei a prudência dos prudentes (Is 29,14). Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem. Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria, mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos – quer judeus quer gregos –, força de Deus e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” (I Coríntios 1,18-25).

A pregação da Cruz é anúncio de salvação

Veja, meus irmãos, a cruz é para o apóstolo sinal de salvação e redenção. Além disso, São Paulo vai ainda mais longe: para ele, a cruz é uma pregação, ou seja, um lugar de comunicação no qual o próprio Deus fala.

De um fato histórico, a crucifixão de Jesus é agora anúncio, e um anúncio de salvação. Um anúncio que exige obediência, adesão da nossa parte.

Deus fala, meus irmãos, e fala sempre a nosso favor, pois Ele quer nossa felicidade. Em Jesus Cristo, Verbo encarnado, tocamos nesse Deus que fala, que se comunica com o homem. E ao contemplarmos a cruz de Jesus, percebemos esse “silêncio que fala”. Trata-se de algo difícil para simplesmente compreendermos. Toda essa “loucura de Deus”, é, de fato – segundo o apóstolo Paulo -, “mais sábia do que os homens”.

“A cruz é uma pregação na qual o próprio Deus fala” (Vitor Leal) – Foto: Arquivo cancaonova.com

Meus irmãos, aqueles que não querem se abrir a essa voz que fala a partir da cruz, simplesmente a rejeitam, pois ela é para eles algo incompreensível. Já para aqueles que acolhem essa voz do Verbo encarnado pregado na cruz, essa mesma cruz se torna força e sabedoria.

Sinto que enquanto dirijo a vocês essas palavras, o próprio Senhor lhe apresenta a sua cruz, para que você acolha essa voz que dela é emitida, e assim seja liberto e curado.

Uma das palavras mais utilizadas, hoje em dia, é a palavra mudança. Mas eu e você precisamos compreender que a mudança verdadeira vem dessa voz do Crucificado pregado na cruz. Muito mais do que qualquer proposta de mudança atual, precisamos acolher essa voz do Cristo crucificado, pois somente ela pode nos transformar plenamente.

Leia mais: 
.:Estar diante da Cruz faz toda diferença
.:A importância de entronizar a cruz de Cristo em sua casa
.:A Cruz nos recorda que Jesus Cristo é a nossa paz 

.: Baixe o aplicativo Canção Nova e tenha nosso conteúdo na palma da mão

Essa Palavra me provoca, pois, hoje, existem muitos “entendidos” por aí. Com isso, não estou afirmando que sou contra a pessoa estudar, buscar mais conhecimento, afinal, eu também procuro ler e me aprofundar mais na vivência cristã. Porém, percebo Jesus me dizendo a partir dessa Palavra: “Vítor, para você basta conhecer-me, contemplar a Mim crucificado”. Reconheço o quanto isso me responsabiliza. Olhando para Jesus crucificado, sinto-me chamado a dar um passo além, sinto-me convocado a dar um novo sentido para minha vida.

Meu irmão, se diante da cruz de Cristo, você se sente modificado, responsabilizado, saiba também que essa mesma voz o chama hoje. Deus quer você por inteiro, meu irmão! Ouça essa voz que sai da cruz e deixe-a transformar sua vida.

 

 

 

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo