Qual é a marca que você quer deixar nesse mundo?

Qual e a marca que voce quer deixar nesse mundo

Padre Anderson Marçal. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Jesus nos mostra quais as marcas que devemos deixar nessa terra

Quem tem Deus por sua alegria nunca ficará triste, pois, mesmo que este passe por alguma tristeza, não ficará triste, porque a razão de sua alegria nunca passará. Deus nunca passa.

Onde está sua alegria? Está nas coisas que passam ou está em Deus que não passa? Um cristão que é cristão alegra-se em Deus.

Nós temos motivos para estar com cara fechada, porque temos problemas; isso é normal. Mas aceitar isso como estado de vida não é o correto. Muitos se fazem de “coitadinhos” para ter sempre alguém ao lado. Mas eu lhe pergunto: quem gosta de ficar ao lado de um coitadinho? As pessoas querem ficar ao lado de pessoas alegres, felizes.

As marcas que precisamos deixar nesse mundo

A liturgia hoje, no livro do Eclesiásticos, narra sobre Elias, um homem justo. E para se tornar uma pessoa justa é necessário andar na justiça. Elias era um homem de Deus.

“Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios!” Prodígio, segundo o dicionário, significa algo superior a natureza. A pessoa que escreveu eclesiástico faz narrando as marcas que Elias deixou. Se eu morresse hoje, que marcas eu teria deixado? como as pessoas se lembrarão de mim?

Eclesiástico lembra de Elias como um homem que fez coisas algo que parece superior a natureza. Elias é lembrado pelo autor do livro bíblico como alguém que deixou marcar prodigiosas nesta terra. Que marcas estamos deixando nas pessoas que convivem, trabalham conosco?

“Nós também, com certeza, viveremos; mas, após a morte, não será tal o nosso nome.” (Eclo 48,12) O próprio autor nos diz que ele não será bem lembrado. E você, será bem lembrado? É bom pensar nisso, pois, um dia, todos irão morrer e a pergunta que temos de fazer é qual a herança que deixaremos.

No Evangelho, Jesus nos mostra quais as marcas que devemos deixar nessa terra. “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.” (Mt 6,7-9)

"Se eu chamo Deus de Pai, a única atitude que preciso ter é a de ser filho" Padre Anderson. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Se eu chamo Deus de Pai, a única atitude que preciso ter é a de ser filho” Padre Anderson. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Ter somente o necessário

Primeiro prodígio que somos convidados a fazer: ter somente o que precisamos e basta. Por que há orações que Deus não nos atende e outras que Ele nos atende? Será que realmente as orações que fizemos, mas não recebemos, eram coisas que realmente necessitávamos?

Nós vamos criando necessidades, e quanto mais necessidades criamos, mais nos afastamos daquilo que é necessário. No evangelho, Jesus fala, Deus sabe o que nos é necessário.

Ser filho

Segunda coisa: “Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus”.

Se eu chamo Deus de Pai, a única atitude que preciso ter é a de ser filho. Será que quando nós morrermos, seremos lembrados como filhos de Deus? Se ousarmos aprender e rezar como Jesus nos ensina, teremos de saber que a segunda marca que preciso deixar nesse mundo é que eu fui um filho de Deus.

A segunda postura do filho é saber que ele não sabe tudo, por isso pergunta e pede tudo ao Pai. Muitos de nós não sabemos pedir, pois não tivemos a quem pedir.
Se alguém lhe perguntar “Quem você é?”, você precisa saber que é um filho de Deus.

Nossa natureza é rebelde, por isso muitas vezes não perguntamos, não pedimos. Mas se eu sou filho, eu sei que posso pedir, pois Deus vai me atender. Se sei que sou filho, sei que posso perguntar, pois Deus vai me responder. Se sou filho, posso voltar, pois Deus vai me acolher.

O maior prodígio que temos de deixar nesta terra é sermos filhos de Deus. Só reza o Pai-Nosso de maneira correta quem é filho do Senhor.

Leia mais:

::O Senhor Deus está no meio de ti
:: Deus cuida de mim

Perdoar sempre

O terceiro prodígio que somos chamados a viver: sermos pessoas que sabem perdoar sempre.

“De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará.” (Mt 6,14)

Deus perdoa tudo, mas uma coisa é Ele perdoar; outra é nós recebermos o perdão. A condição para recebermos esse perdão é perdoarmos as pessoas. Perdoar significa dar um dom para o outro.

Deus nos dá todos os seus dons, quando Deus nos perdoa, significa que Ele está dando os seus dons para mim.

Que marcas vamos deixar nesse mundo?

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600

ou assista no:cancaonovaplay

↑ topo