Ser reflexo da misericórdia de Deus

Mazinho

Deus, em Seu infinito amor, quis Se manifestar para nós, então, criou a natureza, o homem; e enviou Seu Filho, Jesus, para restaurar a dignidade humana. Jesus é o responsável por nos revelar a misericórdia do Pai.

Mazinho – Foto/Wesley Almeida/ cancaonova.com

“Quem me vê, vê o Pai” (João 14,9).

Temos vários meios de clamar pela misericórdia, mas precisamos entender Quem é a misericórdia. Jesus revela e traz a salvação, que é amor e bondade; Ele nos liga ao Céu, à eternidade. A misericórdia é o amor de Deus que, com seu infinito amor, nos enviou Seu filho para nos resgatar do pecado, trazendo, então, a salvação. Deus pega nossa miséria e lança no coração d’Ele, assim como diz a própria palavra: Miseri = miséria; cordia = coração.

Quem no sofrimento sentiu a presença de Deus? Na dor a presença de Jesus se revela mais forte. Deus se aproxima com misericórdia dos que sofrem, não porque quer nos ver sofrendo, e sim porque nos ama.

“Jesus, com Suas ações, mostra como está presente o amor no mundo em que vivemos; amor operante, que se aproxima do homem” (São João Paulo II).

“Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero.”, afirma São Paulo. Essa passagem nos diz o quanto somos frágeis, mas o amor de Deus por nós é tão grandioso que ele não nos tira a liberdade em nada. Somos responsáveis por nossas escolhas, mas Ele nos respeita.

A misericórdia nos faz dignos

A misericórdia em nossa vida quer nos fazer mais dignos em nossa humanidade. Pois, o mundo quer nos desfigurar, nos roubar da presença e do amor de Deus, mas ela tem o objetivo de nos restituir a dignidade.

A misericórdia de Deus sempre nos leva a termos uma atitude de não mais pecarmos.

O encontro de Jesus com a mulher adúltera, a volta do filho pródigo para a casa do Pai e o olhar que Jesus lança sobre Zaqueu nos demonstra que é assim que Ele faz conosco: nos vê, nos ama e abraça. A característica da misericórdia é o olhar de compaixão que Jesus lança a cada um de nós e, a partir desse encontro, somos levados a uma atitude de não mais pecarmos.

Jesus não nos condena, mas com seu olhar nos compreende e acolhe, porque sabe da nossa fragilidade humana. Seu olhar nos revela e transforma.

Como ser reflexo da misericórdia?

“Jesus, então, contou: ‘Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. “Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele'” (Lucas 10, 31-34).

Somos convidados a fazer o bem, a sermos amigos e ajudar os outros na verdade, no incentivo e na correção. Precisamos deixar de fazer para nós mesmos, por causa do outro que está necessitado.

Só a experiência da misericórdia de Deus em nós leva-nos a sermos bons, a sermos reflexo da misericórdia. Tem momento que não é fácil e, muitas vezes, as pessoas só nos fazem o mal, porém, são para essas que precisamos exercer a misericórdia. É possível, pois é a misericórdia de Deus em nós que nos capacita.

Leia mais: 

:: Coração, lugar onde a misericórdia e a oração se fazem presentes
:: A Misericórdia…

Precisamos ser reflexos da misericórdia de Jesus em nossa vida, em nossa casa, para os nosso familiares! O primeiro ato evangelizador não é abrir a boca nos púlpitos, e sim olhar para as pessoas, permitindo que elas se sintam amadas pelo olhar de Cristo, que está em nós.

Só temos o hoje para fazermos o bem! Fomos amados gratuitamente. Hoje é o dia graça, dia em que o Senhor escolheu para nos fazer agentes da Sua misericórdia, além disso, o amor e misericórdia estancam o desespero, e  nos sustenta em nossa fragilidade.

Transcrição e Adaptação: Bruna Marta

 

Confira o testemunho do Mazinho e sua esposa: 

:: Siga a Canção Nova: Facebook | Twitter | Telegram | Instagram | Cos.tv

 


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo