Só é feliz aquele que se sente amado por Deus

Você é a pessoa mais feliz do mundo?

So_e_feliz_aquele_que_se_sente_amado_por_Deus

Padre Anderson Marçal. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

“É feliz quem a Deus se confia!” (Salmo 1)

Poderíamos nos perguntar: “Qual a vontade de Deus para mim?” A vontade de Deus é que eu seja feliz e somente uma pessoa feliz pode alcançar a santidade, somente uma pessoa feliz é capaz de olhar além e ver Deus nas coisas. A vontade de Deus é que você seja a pessoa mais feliz do mundo, e para isso eu preciso me confiar a Deus.

Deus quer que sejamos as pessoas mais felizes do mundo, mas cabe a nós vermos se somos felizes. A felicidade nasce de um coração que sabe que é amado! Por isso que Jesus, no Evangelho, vai dizer: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que estivesse aceso!” (Lc 12, 49). Este fogo é o amor, Ele veio para lançar o fogo do amor sobre a terra e Ele gostaria que este fogo já estivesse aceso no meu coração. A felicidade nasce de um coração que é amado.

Eu sei de várias pessoas que tiveram contato com São João Paulo II e todos que tiveram a graça de falar com ele, de tocar nele, fazia a experiência desse amor que transbordava para os outros. Seria muito bonito se cada um de nós fôssemos assim. A pessoa que se sente amada por Deus, não se deixa abalar. Hoje, Jesus diz que gostaria muito que já sentíssemos o amor que Ele veio trazer. Quando nos sentimos abrasados pelo amor de Jesus, não vamos em busca de outros amores. O amor de Jesus não se apaga!

A felicidade nasce de um coração que sabe que é amado. Você sabe que é amado por Deus? Você se sente amado por Deus? O coração que sabe que é amado tem postura na sua vida. Se você sabe que é amado, sente-se amado por Deus, pode dizer que é a pessoa mais feliz da face da terra. Esta pessoa, que se sente amada por Deus, adota uma postura de vida, ela não vive como os outros, não se deixa levar pelos falsos amores, pois ela faz uma experiência com o verdadeiro amor.

Ouvimos no Evangelho de Lucas 12, 51: “Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão”. Como que Jesus diz que veio trazer a divisão? Uma pessoa que se sente amada por Deus, se separa daquilo que a separa Dele. Jesus está dizendo, inclusive, do amor de pai e de mãe. Quando faço a experiência de me sentir amada por Deus, vou me separando daquilo que está longe do amor que me ama. Se existe algum amor na face da terra que me afasta do amor de Deus, eu me separo deste amor. Jesus está ousando dizer que se o amor entre mim e minha mãe me separa do amor Dele, esta divisão acontece.

Muitas vezes, nos envolvemos, nos deixamos levar por um amor que nos separa do amor de Deus. A pessoa que se sente, que se sabe amada, a primeira coisa que faz é se separar do amor que a separa do verdadeiro amor, que é o amor de Deus. Que amor você tem que te afasta do verdadeiro amor? Quantas pessoas amam os próprios vícios, a ganância, o dinheiro, o poder, os apegos e tudo isso as afastam do verdadeiro amor que é Deus e não vão se sentir amadas pelo verdadeiro amor.

Soefelizaquelequesesente_amadoporDeus

“Sejamos o rosto da misericórdia de Deus para o outro, é isso que muda a vida das pessoas.”, disse padre Anderson. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

As três posturas de alguém que se sente amado por Deus

A primeira postura de alguém que é feliz, por se sentir amado, é se separar dos amores que o afasta do verdadeiro amor. Há amores que nos fazem sentir ainda mais o amor de Deus, como o amor puro de uma mãe pelo seu filho. Mas, o amor apegado de uma mãe pelo seu filho, não faz ele se sentir amado por Deus. Descubra o verdadeiro amor que é capaz de te fazer feliz, e só existe um, é o amor de Deus.

A segunda postura: um coração que está aceso pelo amor de Deus não se oferece às impurezas. Isso significa que um coração que sabe que é amado não se entrega às impurezas. O verdadeiro prazer não está na cama! O que seus olhos têm visto, o que sua boca tem falado, o que tem entrado por sua boca? Quem se sente amado não entrega seus membros às impurezas. Os vícios nos escravizam!

Se você é amado por Deus, esse amor transborda. Sejamos o rosto da misericórdia de Deus para o outro, é isso que muda a vida das pessoas. O rosto da misericórdia tem que ser cada cristão que faz a experiência que é amado por Deus, por isso o rosto de um cristão não pode ser de acusação. Se você é amado, sente-se amado por Deus, tenha a certeza de que você é feliz e não ofereça seus membros às impurezas. As impurezas são tudo aquilo que me faz afastar de Deus que é puro. Sou chamado a ser puro nas minhas ações, nas minhas palavras.

Os falsos amores não te amam, eles querem apenas te usar, não são capazes de dar a vida por nós. O verdadeiro amor é Deus e é capaz de dar tudo por você sem te tirar nada. Ele não rouba nada, pelo contrário, nos dá tudo. Todos os falsos amores roubam de nós as oportunidades que teríamos de nos aproximar de Deus. O que é que tem roubado pedaços de você?

A terceira postura daquele que se sente amado é se colocar no caminho de santidade, no caminho que vai te levar, cada vez mais, para Deus. Escancarem as portas do coração para Deus! Santidade é você saber que está, constantemente, do lado de Deus. Ser santo é saber que, constantemente, Deus está na sua presença, é dizer: “Muito obrigado, meu Deus! Tende piedade de mim e me ajude, ainda, muito mais, porque sozinho eu não consigo!” O santo sabe reconhecer essas três coisas!

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn1

Assista ao trecho da homilia:


Padre Anderson Marçal


Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo