Somos a geração do Espírito Santo

Antonieta Sales

Antonieta Sales. Foto: Andréia Britta/cancaonova.com

A Carta de São Paulo aos Romanos, no capítulo 8, versículo 14, diz que todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos de Deus.

Quem está conduzindo a nossa vida? Precisamos afirmar e, ao mesmo tempo, nos interrogar: Somos uma geração do Espírito? Para sermos uma geração do Espírito, precisamos nos deixar conduzir por ele.

A vida é feita de escolhas, e todos os dias fazemos escolhas, faz parte da nossa vida. E quando estamos num grupo de pessoas, precisamos estreitar laços e dedicar tempo a elas. As amizades surgem a partir da partilha e do conhecimento do outro, e essa amizade solidificada vai perseverando nos laços. Da mesma forma, o Espírito Santo de Deus deseja ter um relacionamento de amizade conosco.

Para sermos uma geração do Espírito Santo, precisamos estreitar os laços, deixá-Lo se revelar a nós, porque não deixamos entrar na nossa vida quem não conhecemos. O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, quer se relacionar conosco.

A pessoa do Espírito precisa estar em nossa vida, precisa ter um relacionamento conosco, mas ele não vai usurpar a nossa vida, pois espera um desejo pessoal nosso de buscá-lo.

O que é preciso fazer para desfrutar do relacionamento com o Espírito, que nos foi dado no nosso batismo? Precisamos deixar transparecer quem somos, mesmo Deus já sabendo quem somos.

Muitas pessoas travam no relacionamento com Deus e olham como se Ele estivesse distante. Sentimos a presença de Deus mesmo nos momentos de dificuldades e luta, mas precisamos falar à Trindade, ao Espírito Santo, porque, quando nos abrimos à graça, vamos sentindo a ação d’Ele em nossa vida.

Para sermos uma geração do Espírito Santo, precisamos estreitar os laços, deixá-los se revelar a nós

O Espírito Santo tem o poder de nos tirar das trevas e nos levar para a luz. Quando experimentamos a graça do Espírito é inevitável, até podemos cair, mas não o deixamos. O Espírito Santo é o animador da nossa alma, ele age e nos impulsa. Isso não significa que vamos deixar de sofrer, mas uma coisa é passarmos pela prova sem o Espírito Santo e outra é passarmos pela prova com o Espírito.

O Espírito vem harmonizar a nossa vida, e quando nos relacionamos com ele, erramos muito menos. O Catecismo da Igreja Católica diz que o Espírito Santo de Deus inaugura um novo tempo em nossa vida. 

Leia mais:
.:A importância de nascer do Espírito Santo
.:A oração em línguas é um dom do Espírito Santo
.:Quando oramos, o Espírito Santo nos é derramado

Somos a geração do Espírito, pois vivemos a efusão do Espírito. É uma luta permanecer com o Espírito, e a luta só acaba quando não estivermos mais neste mundo.

O batismo gera mudança de vida, leva-nos à recusa do pecado, por isso nos tira das trevas e nos leva até a luz. É a ação do Espírito que nos faz perseverar em Cristo Jesus. O dom da fortaleza traz para nós o conforto de que não estamos sozinhos, pois temos um Deus que está a nosso favor.

Busquemos a Deus mesmo desanimados, temos uma força, porque somos batizados pelo Espírito Santo.

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Karina Silva

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Catequeses