Chamados a frequentar a escola de Maria

Frequentar a escola de Maria é tê-la como Mãe e Mestra

Padre Wagner Ferreira Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

“Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galileia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele” (João 2,1-11).

É com imensa alegria que celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida! A Canção Nova oferece este santo sacrifício eucarístico em ação de graças pelos 10 anos do nosso Reconhecimento Pontifício. Damos graças a Deus pelo carisma Canção Nova, por esse carisma que tanto tem contribuído para a evangelização da Igreja!

Meu agradecimento a toda imensa família Canção Nova, aos membros da nossa comunidade, tanto do Núcleo como do Segundo Elo, aos nossos colaboradores, sócios e arrecadadores; enfim, a todos aqueles que amam essa obra de Deus.

Não poderia também deixar de agradecer ao nosso fundador, Monsenhor Jonas Abib, e dizer-lhe: “Muito obrigado pela sua parresia, pela sua ousadia na fé de fazer acontecer, no seio da Igreja cristã, esse carisma Canção Nova. Que Deus o abençoe ricamente!

.:Clique AQUI e veja mais fotos deste evento

A coisa mais importante na vida cristã é seguir Jesus Cristo. O carisma Canção Nova é um carisma comunitário, um carisma de comunicação e evangelização. Deus chamou alguns homens e mulheres para viverem esse carisma, para formarem outros homens e mulheres para o Mundo Novo. Algumas pessoas, portanto, são qualificadas a pertencer a esse carisma. E eu agradeço a todos esses que deram o seu ‘sim’ à vontade de Deus, que foram dóceis a esse chamado. Aqui, agradeço, de forma especial, aos nossos cofundadores, Eto e Luzia, que deram o seu ‘sim’ a esse carisma Canção Nova desde o início da nossa comunidade.

Chamados a frequentar a escola de Maria

Meus irmãos, trago a vocês a importância de cultivar uma verdadeira devoção a Virgem Maria. Somos chamados a frequentar a escola de Maria. Monsenhor Jonas, na origem dessa obra de Deus, afirmou que a Canção Nova é a “Casa de Maria”. Na comunidade, somos chamados a rezar o Santo Terço diariamente, e assim frequentar a escola de Maria, tê-la como Mãe e Mestra.

Maria é Mãe, porque deu à luz o Verbo encarnado. Ela é a Mãe do Cristo total, Mãe da Igreja, dos discípulos e discípulas de Jesus. Ela sempre nos ensina a fazer tudo o que seu Filho nos disser. Ela nos acompanha e nos orienta a fazermos tudo aquilo que Nosso Senhor nos pede a cada dia. Dessa forma, Maria nos ensina a cultivarmos um coração atento à Palavra de Jesus, bem como uma disposição prática em encarnarmos os ensinamentos de Cristo. Na Canção Nova, foi ela quem tudo fez, e isso quem nos ensinou foi monsenhor Jonas.

Leia mais: 
.:Expressão de fé, devoção e carinho à Padroeira do Brasil
.:Paula Guimarães e a sua devoção a Nossa Senhora Aparecida
.:A Virgem Aparecida é nossa Mãe: ela nos gera para a vida de Cristo

Estamos iniciando um Acampamento de Cura e Libertação, e sabemos que a nossa cura e libertação passam, inevitavelmente, pela experiência de crer em Jesus. Devemos, pois, aprender com Maria o jeito adequado de cultivarmos a fé, pois ela sempre acreditou em Nosso Senhor. Portanto, Maria pode nos ensinar a sermos homens e mulheres de fé. É o que observamos no Evangelho de hoje, ao vermos como ela agiu nas bodas em Caná da Galileia. Maria quer nos levar a fazer essa bela experiência com esse vinho novo que seu Filho nos oferece.

Maria, a vencedora das batalhas de Deus

Na primeira leitura, extraída do livro de Ester, vemos que o povo de Deus corria sério perigo, pois o rei decidiu pelo seu extermínio. A rainha Ester intercedeu para que isso não acontecesse. Essa mulher de fé se dirigiu ao rei em favor do seu povo. Com seu exemplo, Ester nos aponta para Maria, pois a Virgem Santíssima é a vencedora das batalhas de Deus e nossa Mãe intercessora. Na escola de Maria, Mãe e Mestra, aprendemos a esperar em Deus e viver tudo aquilo que é próprio do combate espiritual.

Na segunda leitura, extraída do livro do Apocalipse, vemos o combate entre o Dragão e a Mulher. Atualmente, o Papa Francisco tem dito isso com muita clareza: a Igreja tem enfrentado um terrível combate espiritual! Satanás quer dividir a Igreja de Cristo, por isso, meus irmãos, precisamos ser homens e mulheres de oração, de intercessão. Não tenhamos medo! O combate espiritual faz parte da nossa vida cristã. Enfrentemos esse combate com alegria e esperança! Nossa Senhora, na condição de vencedora das batalhas de Deus, virá em nosso auxílio. Com ela, somos mais que vencedores em meio aos combates que enfrentamos.

Que Maria, Mãe e Mestra, nos ensine a confiar sempre, a esperar sempre, e a viver entre nós a fraternidade do amor. Nossa Mãe nos ensina a viver nunca numa perspectiva egoísta, mas a nos fazermos sempre um dom para os nossos irmãos.

Nas águas do Rio Paraíba, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da nossa nação brasileira; e isso ocorreu num tempo de escravidão e opressão. Com isso, ela nos ensina um amor que não discrimina, um amor que dá mais atenção aos necessitados, que perdoa e pede perdão, amor que se doa sempre sem esperar algo em troca. Deixando-nos renovar pelo Espírito Santo e mergulhando na escola de Maria, peçamos a renovação desse vinho novo de Deus em nossa vida, para que, em tudo, sejamos promotores do Reino de Deus.

Padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova

Banner do canal PlayCancaonova no Youtube

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo