Tenhamos um olhar de esperança

Tiago Marcon

Tenhamos um olhar de esperança - tiago marcon

Tiago Marcon. Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

A esperança nos faz olhar o mundo de uma outra forma em que somos convidados a vivê-la. Para nós, cristãos, a esperança tem outro sentido e uma eficácia muito concreta, ela nos move, não nos paralisa e também nos pede para avançarmos.

Peço que os nossos corações sejam inundados por ela, ou seja, que as escolhas que fizermos neste tempo sejam boas. Nós queremos sim ter um olhar de esperança, mas também uma vida de esperança.

A Palavra de Deus alimenta a esperança em nós, compreendo que são muitos os questionamentos que fizemos, mas é a partir da Palavra do Senhor que temos a esperança.

Conduz a sua vida na fé e na esperança

Refletiremos a Palavra de Deus que está em São Mateus 7,24-27: “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína”.

O que significa esperança? Qual é a sua tradução para nós cristãos? A palavra esperança para nós é diferente, ela é mais que uma palavra bonita. A fé é o fundamento de toda a esperança, e quando falamos de fundamento diz respeito à sustentação e ao alicerce.

A fé constrói uma base para que a esperança possa desenvolver, por isso, é a fé é quem prepara o terreno para que a esperança possa ser edificada. São nas adversidades, nas tribulações e nas provações que vamos ver até que ponto a nossa fé é sólida e não apenas de palavras.

Deus é o nosso sustento e a nossa força

Devemos permanecer firmes, enraizados e sustentados porque a nossa fé não é de superfície, mas é forte e firme. A nossa vida precisa ser construída a partir da nossa fé; e a nossa vida precisa ser alicerçada nela. Devemos agir a partir do que nós cremos!

A fé é para todos nós! A esperança é para todos nós! A nossa vida precisa ser edificada em quem cremos, então, a nossa casa será bem solidificada. A fé está dentro de nós, assim como a esperança. A fé, a esperança e a caridade são virtudes teologais que nos conduzem a Deus. Existe fé dentro de nós, mas precisamos preparar o terreno; precisamos desenvolver essas virtudes em nosso coração.

Existe uma Palavra de Deus dentro de cada um de nós, ou seja, é uma palavra interna e externa que faz que com nossa fé se desenvolva. E, uma vez que a fé está sendo desenvolvida dentro de nós, a esperança e a caridade também vão crescendo. A esperança é essa virtude infusa que precisa se desenvolver e nos fazer desejar o céu.

A esperança combate o desespero e desesperança, mesmo que as circunstâncias externas sejam outras, ela nos faz enxergar as coisas com uma outra ótica. A nossa vida e o controle dela estão sob o olhar e o controle de Deus. É nessa certeza que precisamos nos enraizar e termos um olhar de fé e esperança acerca de todas as situações da nossa vida, as externas e internas que estão à nossa volta.

Leia mais:
.: Quando o Senhor vier, como Ele vai te encontrar?
.: Somos chamados à santidade

A partir do que cremos, teremos uma postura diferente. O desespero afeta a nossa esperança porque acreditamos que estamos sozinhos, mas precisamos contar com a graça de Deus. Precisamos não nos deixarmos levar pelo desespero, devemos olhar para o céu e que essa visão nos faça enxergar que a nossa fé e esperança são maiores do que tudo.

Deus é o seu refúgio

Quando perceber que está triste e para baixo feche seus olhos e se volte-se para Deus, com todo seu coração; dirija-se ao Senhor com fé e busque a Ele.

Devemos crer que isso tudo vai passar, porque sabemos em quem colocamos a nossa confiança e a esperança. Nós não temos controle das coisas, mas a nossa confiança precisa estar alicerçada em Deus, pois isso faz toda a diferença.

É tempo de construirmos a nossa casa sobre a rocha, então, se enraíze em Deus. Solidifique a sua vida na rocha firme que é Deus, porque, é a partir d’Ele que construímos uma base firme. Deus cuida de nós!

Deus vai nos dar a graça necessária para vivermos este tempo, ou seja, Ele vai nos preparar para aquilo que ainda vamos viver, pois muitos outros desafios virão. Por isso, é tempo de se enraizar em Deus! Assim, os ventos fortes que ainda possam vir, não nos arrastarão.

Neste tempo, precisamos nos nutrir ainda mais de Deus. Busque a Deus de todo o seu coração; alimente-se da Palavra de Deus; aproxime-se mais do Senhor. Além disso, fé não improvisa-se, então, é preciso cultivá-la. Vamos nos solidificar n’ele porque é a Sua palavra quem nos garante.

Deus é o nosso refúgio; é onde nos escondemos, nos entregamos e enraizamos a nossa fé, logo, nos tornaremos homens de fé. É um tempo favorável, por mais que pareça desfavorável, porque é em Deus que colocamos a nossa esperança.

A cruz sempre precisará ser sinal de esperança. E que sinal contraditório! Porque é nela que a morte fica aparente e evidente a todos, porém, ela não foi o ponto final nem a última resposta, pois, o que seria o fim, tornou-se a passagem. A cruz é um sinal de esperança para nós cristãos.

Coloque-se aos pés de Jesus e deposite n’Ele toda a sua esperança e confiança.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com