A verdadeira alegria está em Deus

Márcio Mendes

Márcio Mendes

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Só encontramos a verdadeira alegria na intimidade com Deus

Aquilo que muito nos custa, muito valor tem para nós! O sacrifício e o sofrimento só agregam valor a vitória alcançada e vitória não é falta de lutas; é estar de pé, ainda que muitas vezes, se levantando mas, nunca permanecendo prostrado.

Se todas as coisas, em nossas vidas, fossem quando e como nós queremos, elas seriam terrivelmente chatas. Entretanto, confiar em Deus e esperar na providência é se surpreender com as graças d’Ele, isso trás alegria aos nossos corações, como está escrito em Eclesiástico 5.11: “Para quem ama a Deus tudo acabará bem”.

Se buscamos viver nossas vidas, por vezes angustiados, mas vivendo nossos sonhos, unidos a Ele, que nos apoia e nos dá suporte nos nossos problemas, somos mais felizes. Agora quem é desocupado, vive sem contentamento, se ocupando da vida alheia, quem faz isso não alcança paz e satisfação.

O gozo que só vem com a intimidade com Deus

A intimidade com Deus dá contentamento e satisfação, esse é o efeito colateral de quem tem uma vida íntima com Jesus: você pode não ter tudo, contudo, aquilo que você tem basta! Quem tem Jesus na vida tem satisfação, tem gozo, pois, necessariamente, ter muito não é sinônimos de felicidade. Agora, quem não tem muito, mas tem Jesus, esse sim é feliz.

Ter poucos bens materiais não é ser miserável; ser miserável é viver uma vida em que tudo o que você tem é dinheiro. A intimidade com Deus nos leva a gozar daquilo que temos e sermos felizes com aquilo que conquistamos, não viver a angústia e insatisfação daquilo que não temos.

Quem não tem Jesus, não tem paz; vive em conflito. Quem não tem Deus, não tem gozo; tem apenas ambição insaciável e insatisfação. Quem tem Jesus, sempre tem motivo para sorrir, uma história boa para contar e a vontade de agradecer a Deus.

Experiência que transforma

Quando fazemos uma experiência com o amor de Deus, passamos a trilhar os caminhos da verdadeira sabedoria. Aquele que tem intimidade com Ele, sabe aquilo que os outros não sabem, percebe aquilo que os outros não percebem; a experiência com Deus transforma nossa percepção e o nosso entendimento.

Estar com Deus é ter a convicção de que Ele cuida de nós, que as coisas acabarão bem, mesmo que, as circunstâncias pareçam mostrar o contrário. Nenhum de nós sabemos do futuro, somos como cegos, guiando outros cegos; mas a diferença é ”Quem” nos guia – é Ele e Ele sabe.

Por qual razão Deus nos permite passar por tantas provas? É na prova que Ele nos prova a sua força, a sua graça. Se recebêssemos nossa vitória sem esforço, não conheceríamos o poder d’Ele, mas Ele deseja aprofundar nossa experiência com Ele. É nas horas mais difíceis da vida que, aprendemos a depender d’Ele, a crer que Ele está cuidando de nós.

O segredo é segurar nas mãos de Jesus

Nos coloquemos integralmente nas mãos de Deus, esse é o lugar que o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, nos mostra que devemos estar! Ali Ele passou todo seu ministério terreno, ali você pode sofrer, se desgastar, se cansar, mas você tem paz. Ali você não se apavora com o desespero, pois, não está firmado em sua própria força, e sim em Quem te sustenta: Ele.

Segura nas mãos de Jesus; Ele é educado e espera que nós, nos coloquemos na condição de dependentes d’Ele, mesmo sendo cegos e limitados. Ele nos levará para onde temos que ir, nos dando paz! Peçamos que Ele nos dê a graça de confiar n’Ele, que não venhamos a dar um único passo em nossas vidas, sem estar na dependência d’Ele.

As provações são a ”escola” de Deus, onde Ele nos ensina a caminhar, pois é nesses momentos em que Ele está ao nosso lado. É muito melhor aprender a confiar em Deus do que ter uma vida fácil. Porque muito melhor é ter um pai que está conosco, do que um pai que só nos dá coisas, pois assim somos preparados para alcançar as vitórias e crescemos neste processo.

Tudo sem Deus é nada

Tudo aquilo que temos, sejam bens materiais, nossos títulos e mesmo a nossa saúde, enfim, tudo aquilo que conquistamos em Deus, é uma conquista que dura para sempre; um tesouro eterno. O que você faz com fé você não perde! Seu casamento, a educação dos seus filhos, o bem estar da sua família.

Quando contar a sua história, queira contar: “eu fui ferido, mas não desisti!”, quem se lamenta, se entrega; e não tem experiência para contar. Agora mesmo, em meio as dificuldades, se galgamos os degraus com Deus, temos experiência para contar.

Sem o temor a Deus, ainda que sejamos ricos materialmente, somos pobres; ainda que sejamos intelectualmente cultos, somos ignorantes. O temor ao Senhor é o principio da sabedoria, fonte da verdadeira riqueza.

Vamos confiar nos planos de Deus, o que Ele tem para nós é o melhor, mesmo que não sejam os nossos planos e ambições; Ele sempre sabe o que é melhor para nós. Vamos confiar e florescer na terra em que Ele nos plantar.

Confira a um trecho da pregação:

Leia também:
As provações nos edificam
Cruz, instrumento de salvação

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos

↑ topo