Viver como filho amado de Deus

É preciso fazer a experiência de ser amado e se aceitar nesse amor de Deus

Viver_como_filho_amado_de_Deus

Padre João Marcos. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Todo o capítulo 8 de Romanos, do versículo 1 ao 17, fala da vida no Espírito que somos chamados a viver. Do versículo 18 ao 30, no mesmo capítulo, fala da esperança na glória futura. Os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com aquilo que nos espera no céu. Sendo assim, vale a pena sofrer por amor ao Evangelho.

“Irmãos, se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos? Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós? Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Pois é assim que está escrito: “Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! Tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura nem a profundeza, nem outra criatura qualquer serão capazes de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 31-39)

É como se o próprio Deus falasse conosco ao dizer: “irmãos”. Você se sente amado, escolhido por Deus?

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Às vezes, não percebemos os detalhes da Sagrada Escritura, a leitura de hoje nos ajuda a compreender até onde vai o amor, a misericórdia de Deus por nós. Quem tem Deus no coração, não tem medo de nada e enfrenta qualquer problema. Quem fez, verdadeiramente, uma experiência com o amor de Deus sente-se amado.

Deus pensou em nós antes da criação do mundo. Deus nos quis e para Ele você é único! Será que temos consciência deste amor de Deus por nós? Quantas vezes, ouvimos que Deus nos ama, mas isso não basta, é preciso fazer a experiência de ser amado e se aceitar nesse amor.

É preciso se sentir amado por Deus e viver como filho amado. Aquele que sabe que é amado tem a certeza que tem um Pai a quem pode recorrer em todos os momentos da sua vida, em momentos de dificuldade, mas também em momentos de alegria, para agradecer. Muitos crescem com a mentalidade de que Deus é um juiz que fica anotando os erros. Mas Deus, por misericórdia, está sempre nos chamando ao Seu encontro.

Se você não se sente digno, não sente-se amado, digo que a Igreja não foi feita para pessoas perfeitas, mas para aqueles que querem ser santos, que querem se purificar.

Viver_comofilhoamadodeDeus

Fiéis participam da Santa Missa na Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A fé não é sentimento, é adesão a Jesus Cristo

Será que o que Jesus fez por nós não é o suficiente para que amemos Sua Palavra? Quem nos separará do amor de Deus? Com que coragem eu tenho testemunhado a minha fé? Por causa de Jesus temos que ir morrendo aos poucos todos os dias para que Cristo cresça em nós, tenho que morrer para mim mesmo para que a graça cresça em mim.

Reze: “Sou mais que vencedor, eu sou vencedor no Cristo Jesus. Eu sou vencedor no Cristo e com Cristo Jesus. Eu vou sair dessa situação em que me encontro porque Deus me ama e me encontro neste amor!”

Você não é chamado a viver como um derrotado! Que testemunho estamos dando para os outros, de que vale a pena ser de Deus? Nenhuma dificuldade pode nos impedir de viver a Palavra com alegria. Nada pode tirar a certeza de que você é amado por Deus. Mesmo que você tenha cometido pecados, Deus continua insistindo com você, porque Ele acredita, confia em você. É possível levantar a cabeça e viver como uma nova pessoa, é possível recomeçar e continuar a caminhada.

Quem tem a certeza que é amado, não para de caminhar. “Deus não condena, Ele só pode amar.” E o que te faz vencedor é a certeza de que nada pode separar você do amor de Deus. Ele espera por cada um de nós, porque nos ama.

Peça ao Senhor a graça de fazer essa experiência com o Seu amor!

Padre João Marcos Polak

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn1

↑ topo