Vós sois amados por Deus

Padre Anderson Marçal

O que eu mais admiro em Deus é que, de forma nenhuma, Ele nos engana. Mas, sempre nos revela as consequências do seguindo a Cristo. Ser cristão não é seguir apenas uma ideologia ou acreditar em Jesus. O Senhor nos chama não apenas para fazermos coisas, mas para sermos alguém.

O Evangelho contém palavras duras, pois são difíceis de serem cumpridas. E o Evangelho de hoje começa assim: “A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam…” O nosso grande problema é escutar a Deus. Há diferença entre escutar e ouvir. Escutar significa ouvir com atenção.

Se Deus é Palavra encarnada, o ‘escutar’ é o lugar de encontro com Deus. Se Jesus é a Palavra de Deus encarnada, o ‘escutar’, para quem acredita em Deus, não é uma ação é um lugar. Para quem é cristão, escutar é um ponto de encontro com Deus. Como está este lugar dentro de nós? Como está a escuta dentro de nós? Pois, o nosso mundo está cheio de barulhos.

Será que nós nos damos tempo para pensar em nossa própria vida com os olhos de Deus? Preciso ter a capacidade de olhar a minha vida não a partir dos problemas que tenho, mas a partir de Deus. Eu preciso organizar este espaço dentro de mim que se chama ‘escuta’. Somos o povo mais informado, o ser humano nunca foi tão informado como somos hoje. Mas, como esta informação está ficando dentro de nós?

Não existe melhor operadora telefônica do que o encontro entre duas pessoas. Se Deus é Palavra, o lugar do meu encontro com Ele é a escuta que eu faço. Se não me coloco em escuta, Deus será apenas mais uma notícia.

Eu preciso colocar este lugar chamado ‘escuta’ em ordem. Para que eu siga tudo que Jesus está me dizendo, é preciso escutar a Deus para entender o que Ele diz. O discurso de Jesus foi feito para os discípulos, porque eles O entenderiam e somente quem tem intimidade com o Senhor entenderá o que Ele diz.

Na primeira leitura, da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12, lemos: “vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos…” Preciso partir desta certeza de que Deus me ama, que Ele é amor e me envolve. Deus é amor e me perdoa.

Para que eu não apenas ouça, mas saiba escutar Deus, preciso partir da certeza de que somos amados por Ele. Será que estou em busca de amores ou tenho esta certeza em meu coração de que Deus me ama? Eu experimento esta certeza? Se experimento esta certeza eu não vou em busca de amores e coisas que têm prazo de validade. O amor de Deus é eterno, todos os outros têm prazo de validade. Se estou em busca de suprir carências, ouvirei apenas barulhos.

O que, hoje, nós buscamos que tem um prazo de validade? É resolver um problema, encontrar um homem ou uma mulher? Tudo tem prazo de validade e não posso colocar nada em primeiro lugar, à frente de Deus.

Se eu procuro as coisas que têm prazo de validade, os barulhos ficarão me rondando constantemente. Se quero fazer um discernimento se este caminho que estou seguindo é bom ou ruim, preciso escutar a Deus. Eu não busco mais coisas que têm prazo de validade se tenho a certeza de um amor que é eterno. O amor de Deus não tem prazo de validade.

E se eu tenho certeza que sou amado por Deus, preciso tomar uma decisão: “o que vós desejais que os outros vos façam, fazei vós também a eles.” Não posso desejar ao outro o que eu não desejo para mim. Se eu não quero ser enganado, eu não posso enganar. Esse é o estilo de vida de Jesus que nós devemos seguir.

Partindo desta decisão Deus nos dá uma promessa. Se somos fiéis a Ele, se fazemos a experiência desta certeza de um Deus que me ama e me decido pelo estilo de vida de Jesus: “Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo…” A recompensa é você ser reconhecido como filho de Deus. A maior experiência de filho é buscar Deus de todo coração. A maior crise dos nossos tempos é de pessoas que não sabem o que são. Você é filho amado de Deus! E o filho aprende do pai a ser gente, aprende do pai as virtudes e toma a decisão de seguir o estilo de vida do pai.

Transcrição e adaptação: Míriam Bernardes

contribuicaocn1

↑ topo