O que a sabedoria nos ensina?

A sabedoria tem muito a ensinar aos homens

Padre Anderson Marçal -269x329

Padre Anderson Marçal – Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Meus irmãos, onde nasce a resposta de Jesus ao Evangelho? Ele fala que o Reino de Deus está no meio de nós e depois que é necessário passar pelo sofrimento. Jesus é provocado a dar estas respostas “os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus”. Desde aquele tempo o ser humano tem o desejo de controlar tudo e todos, a resposta de Jesus amplia o assunto para que os Fariseus não tivessem o controle de tudo.

Hoje as pessoas querem ter direito sobre a vida dos outros, querem ter controle sobre a vida daquele s que ainda estão no ventre, de quando termina a vida daqueles que estão doentes,  as tecnologias incentivam isso a todo tempo. Quer-se  controlar as pessoas e estamos perdendo tempo sem perceber que o essencial está passando por nós.

Os Fariseus queriam controlar o dia em que o Reino dos céus chegaria. Jesus com essa resposta não quer que os os fariseus deixem passar o essencial. Estes que se consideravam os sabedores da palavra e Jesus está dizendo a eles que o Reino de Deus estava no meio deles e eles não viam. Para aquele tempo o Reino de Deus acabaria com o sofrimento, escravidão e eles queriam controlar isso, Jesus afirma que eles não estavam vendo.

Com isto ele estava dizendo que o que lhes traria paz e harmonia estava no meio deles. Eles estavam procurando fora o que estava dentro. Quantos de nós procuramos realização nas coisas, nas pessoas, nos títulos,  carro, dinheiro, domínio sobre as pessoas, trocando de amores, enquanto a felicidade está dentro. Jesus está perguntando: “Onde vocês estão procurando a verdadeira felicidade?”.

Hoje há receita para tudo, por exemplo “10 passos para encontrar a felicidade”, você não precisa dar dez passos para encontrar a felicidade, precisa encontrar-se com a felicidade que está dentro de você.

O que é o Reino de Deus?

É o próprio Jesus. Onde está o Reino está o Rei. Se Jesus disse: “Se dois ou mais estiverem unidos em meu nome eu estarei ali”. O reino de Deus acontece quando entre vocês viver a cultura do encontro, não tiver ganância, rancor ou falta de misericórdia. A felicidade verdadeira está em ser cheio de Deus. Quantas brigas, falatórios, fofocas em nossas famílias e trabalho? Onde dois ou mais estiverem unidos em nome de Deus, ele ali estará. O Reino de Deus precisa estar preparado em nosso coração.

[Tweet “Quando o Reino de Deus estiver dentro, o provocaremos fora.”]

Poderemos dizer até da oração de São Francisco: “onde houver discórdia que eu leve a paz”.

O inimigo d e Deus quer implantar o seu reino, para isto ele vai nos enganando, o que ele nos oferece pode parecer mais conveniente que a implantação do Reino de Deus, mas não é. Precisamos deixar Deus implantar seu Reino em nosso coração e depois disso ajudá-lo a implantar no mundo todo.

Vamos à luta não com armas de fogo, mas com armas de santidade. Onde há discórdia que eu leve a concórdia, onde há ofensa que eu leve o perdão , esta é a luta que devemos travar em nossas famílias.

As vezes, pessoas de nossas famílias que não conversam conosco e ficamos nos fazendo de vítima esperando que o outro venha ao nosso encontro. O Reino de Deus acontece quando duas pessoas ou mais estão reunidas em seu nome, precisamos deixar de construir muros e construir pontes.

Como vou deixar que o Reino de Deus seja implantado no meu coração e depois no mundo?

Precisamos agir como no livro da Sabedoria, este livro personifica a sabedoria, pois ela é, é Deus. Este dom nos capacita para agirmos na educação dos filhos, no relacionamento com o cônjuge, quando querem nos obrigar a ir contra nossos princípios e perverter nossa consciência.

A sabedoria procede de Deus, para sabermos se estamos agindo com sabedoria precisamos saber se aquilo que vamos fazer, procede de Deus, pois, a sabedoria é um sopro de Deus. Agir com sabedoria quer dizer agir com pureza, não sendo sabedoria não ajuda na construção do Reino de Deus. Queiramos ser sábios, se for necessário menos espertos, menos inteligentes.

Santa Missa durante a quinta-feira de Adoração na Canção Nova - Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Santa Missa durante a quinta-feira de Adoração na Canção Nova – Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Hoje vivemos em mundo extremamente acadêmico, mas não saia da universidade lá sabendo, saia sábio, ou seja, tudo o que você fizer procederá de Deus.

“Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas”, quem age com sabedoria é amigo de Deus.

Quem é o amigo?

É aquele que tem intimidade. Quem tem sabedoria é amigo de Deus. Você pode dizer que é amigo de Deus? Quando se é amigo de Deus rasga o coração diante Dele, fala tudo, mas ouve também, por isto, sabe tudo do coração de Deus. Sabe que Deus está com ele constantemente, e em qualquer lugar que esteja pode conversar com O amigo. Sabe que o Senhor não o abandona nos momentos difíceis. Quantos por não serem amigos do Senhor o abandonam quando o sofrimento bate à porta?

Precisamos ter a coragem de sofrer. Mas quem quer sofrer? Ninguém nunca quis e nem quer, mas não depende de querer. O amigo de Deus não o abandona nem quando as coisas ficam difíceis. O amigo está sempre junto nos momentos bons ou ruins, é íntimo, cúmplice, vai até o fim porque é amigo os outros são coleguinhas.

Quero dizer aos jovens da balada, quero ver se quando a dificuldade bater á sua porta, se eles estarão com você.

“pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece ”, quem age com sabedoria não é enganado. Aqui está falando das áreas de nossa vida que estamos na ignorância, cedendo às trevas sem percebermos. Por isto, quem age com sabedoria sabe escolher bem. Contra a sabedoria o mal não prevalece.

Ao passo que quando tomo consciência do mal que estou vivendo e não mudo de vida, o mal toma conta de mim. Mas se tomo consciência e quero mudar travo a luta para ser melhor. Deus precisa ter o primeiro lugar em nossas vidas, queremos dominar tudo e todos e deixamos passar o que é essencial.

Como vai acontecer isto?

Quando agirmos pedindo a sabedoria que é dom e procede de Deus, ela forma os amigos de Deus, por isto caminhamos na luz e deixamos a escuridão.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

Adquira esta palestra pelo telefone: (12) 3186 – 2600 

↑ topo