Permanecer firme

Magda Ishikawa

Talvez o seu maior questionamento, hoje, seja: “Como eu posso louvar a Deus diante de tamanha tribulação?” Quando desistimos de louvar, a primeira reação é nos afastarmos de Deus e ver os problemas se tornarem maiores ainda.

Permanecer firme não é fácil, mas é necessário para quem quer vencer as dificuldades e manter a harmonia em seu próprio lar. Infelizmente, muitos lares estão se desfazendo, pois as famílias estão desistindo delas mesmas.

Está se tornando uma cena rara ver pais e filhos juntos na Igreja, ajudando-se e perseverando juntos. Recebo muitos testemunhos de mulheres que rezam, há anos, pelo restabelecimento do marido ou pelos filhos que dobram os joelhos e pedem pelo matrimônio dos pais.

O desânimo é típico das pessoas que escolheram viver de grandes emoções, pois acreditam que Deus só está presente quando algo extraordinário acontece. Mas Deus é simples, Ele está presente também nas coisas ordinárias e é justamente, nesse momento, que precisamos ser fiéis.

Não podemos nos colocar em oração apenas quando sentimos o agir de Deus, mas sim estarmos firmes todos os dias. O mundo quer nos fazer pessoas fracas e sem comprometimento com as coisas de Deus, pois, assim, não ofereceremos resistência diante das dificuldades.

A vida de oração é o sustento necessário para nos agarrarmos à cruz de Cristo, pois quando vemos pessoas das nossas famílias longe de Deus, a reação natural é irmos em direção a elas. Porém, este é o momento de ficarmos ainda mais firmes na cruz, pedindo ao Pai pela vida delas. Afinal, quando elas decidirem voltar, precisarão de alguém para caminhar juntos.

Muitos passam a vida inteira buscando coisas desse mundo, um bom carro, um emprego que pague bem, uma boa posição social, mas a pergunta que eu faço para você é: “E depois de tudo isso, o que você terá acumulado?”.

Será que tudo o que juntou, nessa vida, é capaz de levar você para o céu, na presença de Deus por toda a eternidade, ou restará apenas o arrependimento por não ter buscado o Senhor?

Nossa confiança não pode estar nas coisas desse mundo, nas coisas passageiras, porque elas, com certeza, irão nos decepcionar. O cristão que tem o próprio Jesus em seu auxílio, não pode mais ser dependente dos homens, mais sim abandonado nos braços do Pai.

Alguém que se entrega à ação do Espírito Santo é como uma casa que está em obras e a construção incomoda os vizinhos que não estão vivendo o mesmo processo, porque alguém que está sendo construído por Deus começa a incomodar todos que estão a sua volta. Eles não entendem o porquê de se confessar toda semana, fazer o estudo bíblico, rezar o rosário e ir à Santa Missa todos os dias. No entanto, isso é necessário para que nasça o homem novo.

Peça ao Espírito Santo a força necessária para que você seja capaz de esperar em Deus tudo aquilo que nos foi prometido. Não podemos querer antecipar e buscar viver as coisas do céu ainda na terra, porque a glória de Deus será manifestada apenas para os que forem fiéis a Ele até o final. 

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

↑ topo