A identidade da Canção Nova

Pregação Padre Renan Felix - 269x329

Padre Renan Felix. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Minha missão hoje é expressar, por meio de palavras limitadas,  o que é o carisma Canção Nova. Peço a Deus que Ele possa me guiar nesta missão diante da minha experiência com a comunidade.

É a Palavra de Deus, descrita no Evangelho de São Mateus 25,1-13, que irá me conduzir nesta pregação.

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, cochilaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”

Há, nesta Palavra, a essência daquilo que Deus instituiu para vivermos na Canção Nova. A comunidade é uma obra de Deus que partiu do coração do Senhor. Quando Ele sonhou a comunidade, pensou em todos os seus membros que estão aqui, hoje, e naqueles que ainda virão.

Pregação Padre Renan Felix - 595x420

Peregrinos participam da Quinta-feira de Adoração. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Não há como falar do carisma sem falar da Palavra de Deus e da expectativa que ela nos proporcionou. Para uma comunidade católica ser reconhecida pela Igreja, a Santa Sé a observa por um tempo; depois de um período, a reconhece como um carisma, concedendo-lhe o Reconhecimento pontifício definitivo. Nesse processo de observação da Igreja, ela também reconhece o estatuto da Canção Nova, afirmando que a comunidade convida as pessoas a serem santas.

“O carisma Canção Nova é uma forma renovada e priorizante de favorecer a experiência pessoal do encontro com Jesus Cristo na eficácia do Espírito Santo. Tem por finalidade a formação de homens e mulheres novos para um mundo novo através da evangelização, de modo a preparar e apressar a vinda gloriosa do Senhor. Participa da graça que foi dada à Igreja nos dias de hoje, uma nova efusão do Espírito Santo enviado a realizar sua missão em comunhão com toda a Igreja” (Trecho retirado do livro do Estatuto da Canção Nova)

A família Canção Nova é uma graça, pois muitas pessoas, que não fazem parte da comunidade, já experimentaram esse carisma!

O carisma é um dom e uma graça que Deus concede a um fundador. A partir dele, outras pessoas são chamadas a viver esta mesma realidade. É um dom que convida as pessoas a fazerem essa experiência de viver em comunidade.

Há em nós um desejo de viver a santidade, porque, à medida que somos evangelizados, vamos nos tornando capazes de evangelizar outras pessoas. Dentro das nossas limitações, vamos nos formando, porque precisamos de nossos irmãos para viver em comunidade.

Somos convidados a partilhar a vida e renovar a nossa forma de levar a graça de Jesus às pessoas de uma maneira diferente. O carisma pede que sejamos jovens de espírito e aberto para o novo. Nós queremos levar de forma nova e priorizada a evangelização a todos.

Pelos nossos meios de comunicação nós buscamos formas de evangelizar as pessoas, e não podemos perder tempo, temos de levar a Palavra de Deus a elas.

A graça do carisma é favorecer e criar um espaço propício para que as pessoas possam ter uma experiência pessoal com Jesus. A nossa missão é fazer com que essas pessoas vivam um encontro pessoal com Cristo.

Nós da comunidade também precisamos viver, todos os dias, esta experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo, por isso temos de pedir sempre ao Senhor esta graça.  E este encontro é possível graças ao Espírito Santo.

O Evangelho é a nossa forma de viver, anunciamos o Senhor e preparamos homens e mulheres novos para um mundo novo. Quantos de nós já tiveram suas vidas transformadas pelo ação do Espírito Santo! Mas é preciso perseverança na santidade. A nossa essência é falar para as pessoas sobre a graça do céu, portanto, precisamos estar com o nosso coração na expectativa da volta de Jesus.

O carisma Canção Nova tem como missão preparar o povo de Deus para a chegada de Jesus. Precisamos estar com as nossas lâmpadas acesas, assim como as virgens prudentes que a parábola conta.

Fomos criados para algo muito maior e para aquilo que Deus preparou para nós. Nós todos precisamos estar com o coração preparado para acolher o Senhor.

Peço a Deus que seu coração seja incendiado com o carisma Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Alessandra Borges

↑ topo