Cheios de fé e do Espírito Santo

cheios_de_fe_e_do_espirito_santo

Padre Antônio Xavier. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Aqueles que nunca tinham ouvido falar do judaismo estavam escutando falar de fé. Barnabé foi buscar São Paulo e esta busca foi o que ajudou este apóstolo ser quem ele é. Antes disso, vemos aquele ponto importante no Evangelho no qual Jesus faz algumas recomendações aos discípulos – “devem tomar cuidado aonde vão” – sobre a missão que Ele lhes dá, tendo em vista que eles têm também responsabilidades.

Se o copo estiver sujo nós não vamos tomar água nele. E o problema não é a água em si, mas o copo e, ao fazermos um paralelo, vemos que isso se dá também na missão que Deus confia a cada um de nós. Precisamos nos deixar ser purificados pelo Senhor para que possamos dar água limpa ao nosso próximo.

“Expulsai os demônios e curai os doentes”. Quem quer ficar perto de quem está com o demônio? Mas para evitar isso é preciso atenção. Quando não damos atenção ao que é preciso, acabamos por fazer coisas que não são nossa missão e deixamos de fazer as que Deus nos pede.

Este chamado feito a Barnabé nos mostra que, antes de mais nada, podemos ser como esse apóstolo, que era firme, mas cheio de fé. Se não houver fé, as coisas de Deus não se encaixam. A nossa vida precisa ser pautada pelos critérios da fé. Precisamos ter fé em Deus e não nas pequenas coisas. Ter fé é acreditar na Palavra do Senhor e vivê-la. Por isso, na Carta de São João, este apóstolo diz que o amor é seguir os mandamentos de Deus. A fé nos faz viver isso. Nós podemos esperar por muita coisa. E também podemos dizer como São Paulo: “Eu sei em quem coloquei a minha esperança”.

Promessas falsas existem por todos os lados, principalmente na época de eleição de políticos, mas não é esse tipo de fé que precisamos ter. Estar cheio de fé quer dizer: tirar de dentro de nós aquilo que não é fé verdadeira. É pela fé que somos chamados a configurar a nossa vida aos mandamentos de Deus. A fé não é questão de fazer comércio com Deus, porque o que mais o Senhor quer fazer é mudar a sua vida e o seu coração e não lhe dar coisas materiais. É claro que precisamos ter o necessário para viver, porque ter além disso não nos adianta nada. Deus quer nos construir de acordo com Sua vontade.

cheios_de_fe_e_do_espirito_santo

Fiéis participam da Santa Missa com padre Xavier na sede da Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Barnabé era um homem cheio de fé e não cheio de crenças. Existem pessoas que acreditam em tudo o que veem e ouvem; contudo, nós precisamos acreditar na coisa certa. Hoje falamos de Barnabé, porque ele era uma pessoa cheia do Espírito Santo.

Ninguém está vivo por acaso, de qualquer forma fazemos parte do plano e projeto de Deus. Barnabé foi para vários lugares, mas Deus ainda tinha um objetivo para ele. Isso quer dizer que a vontade de Deus passa por várias situações que excedem a nossa inteligência. Deus tem um plano muito grande para nós, mas isso não quer dizer que você vá ser aplaudido; pelo contrário, visto que a profundeza está nas pequenas coisas. A grandeza está na qualidade de como fazemos as coisas.

É preciso estar cheio do Espírito Santo, e estar cheio da graça de Deus é ser preenchido o tempo inteiro por esse dom do alto, assim como acontecia com Barnabé e Paulo. Do mesmo modo que o tanque do carro precisa estar cheio de gasolina para andar, assim é a nossa vida espiritual: precisamos estar cheios do Espírito Santo sempre para realizar nossa missão.

Assim como é frequente a nossa necessidade de beber água, para que estejamos cheios da graça de Deus não nos basta rezar uma única vez e ir à Missa uma única vez. Na verdade, é preciso percorrer um caminho contínuo de nos enchermos da graça de Deus, em todo tempo e lugar, orando e nos reabastecendo do Espírito Santo de Deus.

É preciso abrir a nossa vida e deixar o Espírito Santo mexer nela, para que, assim, abandonemos tudo o que não nos convém mais. Nem sempre Deus nos manda fazer algo por causa de nós mesmos, mas também faz isso por causa de outras pessoas. Por isso, não se agarre às coisas que você tem. Liberte-se das coisas às quais você está apegado e deixe Deus conduzi-lo para a vontade d’Ele. Para isso não basta dizer “sim”, é preciso estar cheio do Espírito Santo e ter fé.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Adquira esta pregação pelo telefone (12)3186-2600

contribuicaocn1

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com