Cuidado com a vaidade

Padre Joni Ellison Batista / foto: Daniel Mafra (CN)

Padre Joni Ellison Batista / foto: Daniel Mafra (CN)

“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Ecl 1, 2). Ao ler esta passagem da primeira leitura na liturgia de hoje, penso em mim: a minha maneira de lidar com aquilo que é o meu físico, por exemplo, eu sou calvo, tenho pouquíssimos cabelos e sempre que posso procuro algo que possa me ajudar nisso. Pensar nestas coisas, meus irmãos, é muito comum. As mulheres sempre se preocupam com sua beleza, dizer que uma mulher está feia é algo bem sério, pois pode ferir até mesmo o seu ego.

Queridos irmãos, mas o que é vaidade? Vaidade é a preocupação exagerada com algum coisa. A vaidade é algo desmedido, é bem verdade que o contrário também é pecado, ou seja, o desleixo. Aqueles que não se preocupam consigo ou não ligam para estas coisas e andam de qualquer jeito, ficam desleixados. Há homens e mulheres que não se cuidam. O homem que tem barba deve procurar cuidar bem dela. A mulher deve cuidar do cabelo.

Tenha em mente duas coisas: busque cuidar não apenas do lado externo; é importante que você procure cuidar também do seu interior. Segunda coisa: não podemos nos esquecer de que também é preciso cuidar da nossa saúde. Isto mesmo, devemos ter zelo por tudo aquilo que Deus nos deu.

Muitos, no tempo de Jesus, buscavam conhecê-Lo: uns pela curiosidade, como foi o caso do rei Herodes, outros buscavam Jesus por necessidade de cura, como foi o caso do leproso, cujo caso é relatado diversas vezes na Sagrada Escritura. E você, qual é o seu intuito quando você vai ao encontro do Senhor? Você procura o Senhor por curiosidade ou por cura? Somos convidados a nos encontrar com o Senhor pela necessidade da nossa alma, de maneira que não podemos viver sem a presença d’Ele.

E de que forma podemos nos encontrar com Ele? Por três formas concretas: pela Palavra, pela Eucaristia e por intermédio das pessoas. Na Palavra temos o Senhor que a qualquer momento nos fala e nos concede direções em nossa caminhada. Já na Eucaristia temos o Senhor que penetra em nossa alma. Sob o véu da Eucaristia nos encontramos com o Senhor. Você pode se encontrar com o Senhor sempre que quiser. Vá ao encontro d’Ele, de domingo a domingo. Ele espera por você.

"Vaidade é a preocupação exagerada com algum coisa," ensinou padre Joni / foto: Daniel Mafra (CN)

“Vaidade é a preocupação exagerada com algum coisa,” ensinou padre Joni / foto: Daniel Mafra (CN)

Será que você consegue ver Jesus no pároco da sua igreja? Se você ainda não O enxerga nele, reze pela conversão dele, para que possa, em todo o mistério da Sagrada Eucaristia, ser encontrado por Deus e permitir que a sua assembleia também encontre este mesmo Deus.

Há ainda uma outra forma de nos encontrarmos com o Senhor: por intermédio das pessoas que estão à nossa volta. As pessoas são sinais de conversão para nós, com a ajuda delas podemos aprender a lidar com várias situações que nos impulsionam a buscar a santidade e a conversão.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

↑ topo