Deus prefere a misericórdia

Alexandre Oliveira

Você sabe qual é a preferência de Deus? A preferência de Deus é a misericórdia.

“Qual é o Deus que, como vós, apaga a iniqüidade e perdoa o pecado do resto de seu povo, que não se ira para sempre porque prefere a misericórdia? Uma vez mais, tende piedade de nós! Esquecei as nossas faltas e jogai nossos pecados nas profundezas do mar!” (Miq 7,18-19).

A Canção Nova comemora, neste mês, a devoção à Divina Misericórdia. Todos os dias, às 15h, nós rezamos o Terço da Divina Misericórdia, e no segundo domingo de Páscoa uma multidão vem à comunidade para comemorar essa festa.

Tudo o que você tem de bom apresente para Deus, mas também todos os seus traumas, ressentimentos, ódio. Apresente tudo para Jesus Misericordioso. No entanto, é preciso refletir sobre a misericórdia, porque ela anda de mãos dadas com a humildade.

“Meu filho, faze o que fazes com doçura, e mais do que a estima dos homens, ganharás o afeto deles. Quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo, e perante Deus acharás misericórdia” (Eclo 3,19-20).

Para nós, o primeiro lugar não é o que aprendemos com o mundo, ou seja, ser o melhor. O melhor lugar é o que Deus escolheu para nós. E quantos de nós precisamos ouvir o Senhor nos pedir para ocuparmos o lugar que Ele nos escolheu! Mas não se contente com o último lugar, pois a humildade não significa estar em último lugar. Ser humilde não é ser pequeno.

Deus se fez pequeno para assumir nossas lágrimas e nossas dores. Só quem está disposto a viver isso é capaz de viver a misericórdia. Talvez, até hoje você tenha aprendido que é bom estar em último lugar, mas não, é preciso estar perto de Jesus. O Senhor quer tirá-lo do último lugar e diminuir a distância entre você e Ele. O lugar que Deus escolheu para você chama-se vocação. Naquilo que você vive, hoje, no lugar onde Deus o colocou é onde você deve viver a sua misericórdia, a sua humildade.

Tome posse do bem de Deus que não pode ser violado, destruído, maculado de forma alguma. O nosso nome está gravado na palma das mãos de Deus porque somos o bem precioso do Senhor, que não pode ser tocado. E este amor é capaz de debruçar-se sobre o filho pródigo. É esse amor que a Canção Nova celebra: o debruçar do amor do Pai sobre a comunidade.

“Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”, quando você reza assim, o Pai vai se debruçando sobre você e amando-o. Deus o ama com um infinito amor.

Você que está pensando em abortar uma criança, que está dizendo que fez uma loucura e não quer que seus pais saibam, porque está com medo, saiba que o Senhor está se debruçando sobre você agora. Ele vai cuidar de você e dessa criança. Não tenha medo.

Você, que tem medo deste mundo tão caótico, faça a experiência da misericórdia. A resposta que o mundo precisa não está na violência, mas na humildade e na misericórdia. Mesmo que continuem roubando nossas crianças, nós precisamos dar uma resposta diferente para este mundo. Deseje ser um instrumento de misericórdia para as pessoas. Dê um toque, um olhar de misericórdia para os outros.

A palavra “misericórdia” tem duas palavras dentro dela: “misere” que significa miséria e “cordia” que é coração, ou seja, é voltar-se para a misericórdia do outro. Há a misericórdia do coração e a misericórdia das mãos, a qual é ajudar os necessitados. Mas a misericórdia do coração, que consiste em perdoar e dar o primeiro passo, é o que Deus está nos pedindo hoje.

O Senhor nos ensina a viver a misericórdia nas coisas concretas do dia-a-dia. Em Deus, no poder do Espírito Santo, aprenda a deixar as suas mágoas secarem, porque o mundo já tem ódio e rancor demais. As pessoas, nas ruas, estão olhando para você e pedindo a sua ajuda, elas estão esperando um abraço de misericórdia. Talvez o seu filho conheça o peso de suas mãos, mas não conheça o calor do seu abraço.

“Seja misericordioso com os outros, como sou contigo. Quando te sentires sem força, venha à força da minha misericórdia” (Diário de Santa Faustina).

Só Deus pode nos levantar, só Ele pode nos erguer. O prazer deste mundo não pode erguer nossa cabeça. Deixe que a misericórdia de Deus toque-o, então, você ficará feliz, porque o plano de Deus para você é a felicidade.

Deus tem um lugar escolhido a dedo para você e este é o melhor lugar. Deus não nos quer desfalecidos, mas caminhando para um lugar melhor. Deixe o lenho da cruz de nosso Senhor abrasar o seu coração! Mas nós corremos o risco de sentar no lugar em que Deus reservou para nós e, mesmo assim, permanecer com um frio dentro de nós. Você quer morrer com este frio dentro de você? Não? Então deixe que Deus abrase o seu coração.

“Senhor, seque nossa raiva, hoje, com o poder do seu Espírito Santo, com o lugar que escolheu para nós. Senhor, não queremos mofar no último lugar, mas fazer a experiência do seu chamado. Nesse lugar, que escolheu para nós, santifica-nos, liberta-nos, Senhor. Quero viver a misericórdia, experimentá-la. Quero, na minha vida, irradiar a sua misericórdia. Obrigada, Jesus, porque faz 15 anos que, na Canção Nova, nós mergulhamos na sua infinita misericórdia”.

Transcrição: Michelle Mimoso
Fotos: Natalino Ueda

↑ topo