É o Seu amor que me atrai

Nilton Junior. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Nilton Junior. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Fiquei muito feliz com o tema proposto para essa pregação: “É o Seu amor que me atrai”.

Conhecemos a esperança como aquela que morre por último. E para você, o que é a esperança?

No dicionário, encontramos a definição: s.f. Espera baseada na possibilidade de que algo que se deseja muito que aconteça; ação de confiar na possibilidade de que alguma coisa boa poderá acontecer: tinha a esperança de passar no vestibular. Figurado. Algo ou alguém em que ou em quem se coloca uma expectativa: aquele tratamento era a sua esperança de cura. Tudo o que possa estar relacionado com o que é ilusório (utópico): nunca perdeu a esperança de ficar rico. Religião. Virtude que completa as três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.

Esta é a definição do dicionário, mas o Papa Francisco a define da seguinte maneira: “Não é fácil compreender o que, de fato, é a esperança, mas podemos saber, desde já, o que ela não é. Não é otimismo nem uma atitude positiva perante as coisas, isto é, não é fácil perceber bem o que é a esperança. Ela é a mais humilde das três virtudes. Podemos dizer que a esperança é um risco, uma atitude arriscada, e não é uma ilusão”.

Ter esperança é arriscar-se em um caminho rumo a Jesus. Não é pensar que tudo dará certo, mas ter confiança. Esperança cristã é esperar em Deus, pois Ele não nos decepciona; o Senhor cumpre Suas promessas. É Aquele que nos diz: “Confia, porque eu sou o Seu Deus; eu tudo posso!”.

Esperar é confiar. O que precisamos para confiar? Conhecer em quem nós esperamos e ter a certeza de que vale a pena confiar n’Ele.

Já parou para pensar o que significa esse termo: “valer a pena”? Quer dizer que nos submetemos a algo que vale muito. Por exemplo: existem pessoas que vêm de muito longe para estar na Canção Nova, mas para elas vale a pena todo o esforço, todo o cansaço.

Vale confiar em Deus, pois o que vivemos com Ele nos dá alegria! Esperar o Senhor acontecer em nossa vida é difícil, pois nós queremos cada vez mais provas; no mundo em que estamos, queremos muitas provas de amor e de amizades. Ficamos esperando provas e estamos condicionados a isso.

“E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5, 5).

A maior prova de amor que podemos ter de Deus é o amor derramado sobre nós. Somos fruto da demonstração do amor do Pai por cada um de nós!

Peregrinos participam da quinta-feira de adoração na Canção Nova. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Peregrinos participam da Quinta-feira de Adoração na Canção Nova. Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Eu o convido a assistir ao filme “A paixão de Cristo”, mas ao assistir  tenha a visão do amor de Jesus Cristo por nós. Ele deu Sua vida por cada um de nós e, se pudesse, a daria novamente! Existem pessoas se matando, mendigando amor, mas a maior prova de amor que já tivemos foi dada por Jesus Cristo!

O Espírito Santo é a pessoa de Jesus mandada a nós para nos salvar. O Espírito é a pessoa de Deus que nos ama!

“Ou imaginais que em vão diz a Escritura: Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós?” (São Tiago 4, 5).

Se há alguém que nos ama e têm ciúmes de nós, este é Deus. Precisamos confiar, pois este amor rompe em nós todo mal que não nos deixa ser fiel. Precisamos entender a dinâmica do amor de Deus!

A maior cura acontece quando permitimos que Deus seja o dono de nossa vida. Nós temos sede de esperar no Senhor. E vale a pena esperar n’Ele, pois Deus nos ama até o ciúme. Já podemos ter ouvido de nossos pais ou de algumas pessoas que somos um erro, mas Deus nos ama e para Ele a nossa vida não é um erro.

Às vezes, chegamos a dizer: “Mas eu tenho preguiça de buscar a Deus!”. Meus irmãos, quantas vezes erramos na vida! Já erramos, porque queríamos esperar em nós mesmos, achávamos que éramos o “deus” de nossa própria vida! E tantas vezes nos punimos por isso. Esperar em Deus é deixar que as coisas sejam do jeito d’Ele.

Confie, espere em Deus, Ele é a nossa rocha de salvação. O amor de Deus é superior a tudo que pode nos acontecer!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo