"Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada"

todas_as_geraçoes_ me_proclamarao_ bem_aventurada

Fernanda Soares. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

 Maria foi bem-aventurada, porque acolheu o projeto de Deus em sua vida

Palavra meditada: Lucas 1, 34-55

Maria foi aquela que proclamou: “Todas as gerações me chamaram feliz, porque o Senhor fez em mim maravilhas”.

No Evangelho de São Lucas, vemos a história desta jovem que é Maria. Pense em uma jovem de quinze anos, noiva de um rapaz forte e justo que se chamava José. O projeto de Maria era ter uma família, era casar com o judeu. E você, qual é o seu projeto de vida?

O anjo Gabriel chegou para Maria e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Imagine a cena: Nossa Senhora arrumando o seu enxoval e, logo, aparece-lhe um anjo. Na Bíblia, vemos que ‘ela se perturbou’. Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Maria![…]”. O anjo viu que Maria estava com medo.

Você também tem um projeto de vida, seja de se casar, estudar ou viajar. Deus tem um novo plano para você! Ele o convida a abrir mão do seu projeto de vida, para acolher o projeto d’Ele. Qual vai ser a sua resposta? Saiba que Ele não vai deixar de amar você caso Lhe diga ‘não’! Mas saiba que você só vai ser completamente feliz se Lhe disser ‘sim’. Porque só Deus tem o projeto que nos fará verdadeiramente felizes.

Eu tinha um projeto de vida antes de entrar na Comunidade Canção Nova. Eu já estava namorando, morava nos Estados Unidos e estava fazendo o curso de medicina. Mas Deus me pediu para deixar tudo. Eu nunca tinha vindo à Canção Nova, e como Maria, fiz a pergunta: “Mas como acontecerá isso”. Deus me deu a direção e me disse: “Você aceita?”. O Senhor também dará a você a direção, independente da condição em que você esteja, seja casado ou solteiro.

“Deus não nos tira nada, Ele nos dá tudo para a nossa plena felicidade” (Bento XVI). Mesmo que você passe pelo sofrimento, mesmo que tenha de perder tudo para ganhar tudo. Deus quer o melhor para você.

Eu comecei fazer o caminho vocacional e pensei que este seria concluído em três anos, mas foi em seis meses. Certo dia, fui falar com meu pai: “Pai, o senhor se lembra da Canção Nova, quando o Dunga veio pregar aqui?”. Ele disse: “Sim”. Então, Deus me chamou para trancar os meus estudos e ir para lá”. Ele me disse: “Não foi isso o que eu sonhei para você, mas se Deus a chamou, Ele tem o melhor para você!”. Eu comecei a chorar, porque se meu pai disse, já era uma confirmação.

Foi com Maria que consegui dar o meu ‘sim’. Eu disse como ela: “Eis aqui a serva do Senhor”, porque eu não sabia o que iria encontrar na Canção Nova.

todas_as_geraçoes_ me_proclamarao_ bem_aventurada

Fiéis participam da Quinta-feira de Adoração. Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

As pessoas, muitas vezes, não entendem aquilo que é o sobrenatural. Só uma pessoa cheia do Espírito Santo pode fazer a leitura daquilo que é espiritual. A vida precisa mostrar que o chamado foi de Deus. Hoje, para o que Ele está chamando você?

Certa vez, estava em um grupo de oração e as pessoas começaram a dizer: “Vem, Espírito Santo”. A partir daquele momento, eu também pedi o espírito de Deus e a minha vida se tornou outra.

Hoje, você poderia estar falando com uma pediatra e mãe de não sei quantos filhos. Mas, não! Você está falando com uma jornalista, missionária, que está noiva de outra pessoa. E o engraçado é que os meus amigos sempre me falavam que eu precisava ser comunicadora. Hoje, eu entendo que, provavelmente, eu seria uma pessoa frustrada se fosse médica, pois minha intenção era apenas ganhar dinheiro. Estou contando isso para você perceber que o projeto de Deus para a sua vida é muito melhor que o seu! O projeto d’Ele  é certeiro.

O que o Senhor lhe prometeu e você ainda está esperando? Lembre-se de que Deus não conta o nosso tempo cronológico; o tempo d’Ele é diferente. Mas feliz de você se confiar em Suas promessas e esperar, porque Ele fará aquilo que lhe prometeu.

Certa vez, eu fui à Terra Santa. Quando eu cheguei em Nazaré, tinha em minha mente a figura de Maria mais velha, mas lá havia a imagem de uma menina. Então, eu parei para pensar e percebi que, de fato, ela era jovem.

Na Terra Santa, as mulheres andam de burca; então, perguntei para o guia: por que nem as jovens que são casadas não tem afeto com os seus maridos? Ele disse que é a cultura. Agora, você imagina: em um país assim, Deus escolhe Maria para se a Mãe do Salvador? Ela sofreu muito, mas o Senhor a escolheu para devolver a dignidade da mulher.

Quando Maria perdeu Jesus, imagine o que ela sentiu! Talvez você não contemple essa vitória aqui na Terra, mas irá contemplar no céu. O Catecismo da Igreja Católica diz que ‘Deus não manda ninguém ao inferno. A pessoa, por sua própria liberdade, decide se ela quer a vida ou a morte, se quer Deus ou a condenação.

O sofrimento nos humilha, mas a Palavra nos diz: “Porque olhastes para a humildade de sua serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”. Deus se atrai pelos humildes; e o sofrimento nos faz mais fortes. Se você está fraco, precisa encher-se mais do Espírito Santo para poder cantar o Magnificat como Senhora o cantou.

Talvez você se pergunte: “Como ser feliz mesmo no sofrimento?”. Eu lhe respondo: com o Espírito Santo. Olha que providência! No dia de Pentecostes vamos celebrar Nossa Senhora Auxiliadora. E Maria é a vitoriosa no sofrimento, porque ela foi cheia do Espírito de Deus.

Bendito seja o Senhor! E você que carrega uma cruz, saiba que ela o levará para o céu.

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio.

Adquira o livro da Fernanda Soares: Mulher segundo o coração de Deus

Adquira esta pregação: (012) 3186-2600 

contribuicaocn

↑ topo