Voltar para dar glórias a Deus

Márcio Todeschini

“Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. Estava para entrar num povoado, quando dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam a certa distância e gritaram: ‘Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!’

Ao vê-los, Jesus disse: ‘Ide apresentar-vos aos sacerdotes’. Enquanto estavam a caminho, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano.

Então Jesus lhe perguntou: ‘Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?’ E disse-lhe: ‘Levanta-te e vai! Tua fé te salvou’”.

Estamos vivendo o tempo do Advento, que celebra a expectativa da vinda do Senhor. O povo citado nessa passagem esperava pelo Messias, que iria salvá-los dos opressores que os humilhavam. A lepra, naquele tempo, era considerada uma impureza. Antes as pessoas achavam que essa doença era transmitida pelo contato. Então, quem tinha isso era banido do lugar onde morava e era excluído.

Imagine a situação desses leprosos, longe dos filhos, da esposa, da vida… Mas Jesus ouviu a prece deles. As enfermidades são momentos de visitas de Deus. Normalmente, um judeu daquela época desviaria o olhar do leproso, mas o Senhor nos olha e se compadece de nós!

Um leproso só podia se apresentar aos sacerdotes se tivesse certeza de que estava curado. Eles entenderam isso perfeitamente e acreditaram em Jesus Cristo. Não percebiam a cura, mas obedeceram. Aqueles leprosos confiaram e deixaram Jesus ser o centro em suas vidas.

Jesus não faz acepção de pessoas. Para Ele não existe mais rico ou mais pobre; mais ou menos influente. Ele trata a todos igualmente. Com qual interesse você se aproxima de Deus? Apenas para se ver livre de uma doença, assim como os outros nove leprosos que não voltaram nem deram glórias ao Senhor?

Existem pessoas que são visitadas por Deus na enfermidade e chegam até a voltarem para o Pai. Mas, muitas delas, depois que são curadas, se esquecem do Senhor. Nós não podemos buscar apenas a cura de Deus, mas o Deus que cura.

Nós vamos alcançar a vitória no céu se nos entregarmos verdadeiramente a Ele. Não procure o Senhor apenas para pedir, aproveite a dor para se unir à cruz de Jesus. Não desperdice esse sofrimento e os obstáculos da sua vida. Aprenda com eles!

Todas as dores e sofrimentos têm resposta na Páscoa de Jesus Cristo, na Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Aquele que reconhece Jesus como Senhor da sua vida, sabe dar uma resposta diferente nessas situações [de sofrimento]. Sempre de um mal Deus tira um bem maior! Lembre-se: só Deus basta.

Transcrição : Ariane Fonseca

 

↑ topo