As quatro ideias de Pentecostes

O Espírito Santo nos transmite quatro ideias para construirmos uma nova terra e um coração novo

As quatro ideias de Pentecostes

Padre Diego Jaramillo
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Venho falar sobre quatro ideias de Pentecostes: a espiritualidade, a cultura, o idioma e o clima de Pentecostes. Como todos sabem, estamos celebrando os 50 anos da Renovação Carismática, e uma vez o Papa João Paulo II disse que o carisma mais importante da RCC era a intimidade com o Espírito Santo.

Temos o Espírito como a herança que Jesus nos deixou como ressuscitado. Lemos, nas Escrituras, que Cristo foi ungido pelo Espírito, e Ele, à direita do Pai, derrama Seu Espírito Santo como um Pentecostes permanente.

A espiritualidade de Pentecostes consiste em descobrirmos que somos filhos de Deus Pai. Um carismático tem de sentir, permanentemente, que Deus nos ama e reconhecer, em seu íntimo, que Ele é o Pai amado. Aprendamos a descobrir as pegadas de Deus por onde andarmos.

A espiritualidade também traz a característica de nos sentirmos salvos por Cristo, crermos n’Ele e amá-Lo. Assim, as características fundamentais da RCC são nos sentirmos amados pelo Espírito, e ele nos fazer amar o Pai.

A cultura de Pentecostes é amar o homem e a humanidade inteira, encarnar-nos no mais profundo da criação e aceitar o nosso próximo. Somos convidados a levar a verdade da trindade a todas as pessoas, expressar a fé que recebemos com tudo o que fazemos e vivemos.

A terceira ideia é o idioma de Pentecostes, que é a falar na Trindade Santa. Os sacramentos da Igreja são o idioma do Espírito Santo. Deus nos fala por meio da história e da criação, e tudo é uma mensagem d’Ele sobre o Seu amor.

A última ideia é o clima de Pentecostes, que se baseia no fogo espiritual, pedir o batismo no fogo do Espírito Santo e mudar o frio que o mundo de hoje apresenta. Esse fogo muda totalmente cada um de nós.

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos 


Padre Diego Jaramillo, CJM


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo