Virgem Maria, Mãe de Jesus!

Padre Fábio de Melo Gonçalves

Virgem Maria, Mãe de Jesus!

Sacerdote da diocese de Itaguaí (RJ), padre Fábio de Melo Gonçalves falou sobre a Virgem Maria em sua homilia do dia 1º de janeiro no Retiro de Ano Novo.

Hoje, celebramos Santa Maria Mãe de Deus. A Igreja sempre acreditou na Virgem Maria como Mãe de Deus, porém foi necessário proclamar esse dogma, no ano de 431, por conta de uma heresia que defendia o papel de Maria como mãe somente no papel humano de Cristo, não na sua natureza divina. E a Igreja crê que ela, sendo a Mãe de Cristo, é Mãe tanto da Sua humanidade quanto de Sua divindade, porque é uma só pessoa.

Gostaria de me valer desta aplicação de título “Mãe de Deus” para dizer que isso diz respeito a nós. Jesus Cristo vai nos falar sobre aqueles que são seus irmãos. Jesus nos diz que se torna filho de Sua Mãe todo aquele que ouve a Palavra do Seu Pai e a coloca em prática.

O Senhor, pregando em uma ocasião, chegou Sua mãe e Seus irmãos. Pediram para informá-Lo de suas presenças, mas Ele se vale dessa ocasião e pergunta: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. Ele revela que é todo aquele que ouve a vontade do Seu Pai. Portanto, podemos entender, a partir disso, que ser mãe é aquela que concebe e dá à luz. Para ser Mãe de Jesus é preciso conceber a Sua Palavra.

Há duas maternidades que são incompletas, que causam uma certa curiosidade em nós:

A primeira é o aborto, que acontece quando uma vida, após ser concebida, não é dada à luz por causa natural ou por pecados do homem, que causa a morte deste feto.
A segunda é dar à luz um bebê sem o ter concebido, pois vale-se de um útero emprestado, alugado.

Confira a pregação completa:

↑ topo