Mártires da santidade

Padre Roger Luiz, Sacerdote da Comunidade Canção Nova /Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Padre Roger Luis, sacerdote da Comunidade Canção Nova. Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Nós somos chamados a nos adentrarmos no que Jesus quer nos falar nesta liturgia, de maneira especial no Evangelho.

“Naquele tempo,os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: ‘Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes’.”

O fermento representava a corrupção, porque o pão com fermento apodrece mais rápido. O fermento faz o pão crescer, mas também o estraga depressa. Jesus estava alertando os discípulos.

“Jesus percebeu e perguntou-lhes: ‘Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?’.”

O Senhor lhe diz: “Você ainda não compreendeu que eu estarei ao seu lado e serei seu sustento na hora da tribulação, na hora da provação e da tentação?”. Cuidado! Não fique no exterior, olhe para o seu coração e para o que Deus fez por você.

Temos de ter cuidado, porque há muitas coisas estragadas; temos de manter a experiência com Deus. Lembremo-nos de que somos pó e, por essa razão, precisamos permanecer nas mãos do Senhor. Quando somos modelados por Suas mãos, estamos seguros, mas se nos afastarmos d’Ele, viveremos o pó do pecado.

contribuicaocn

Não somos anjos. Somos homens e mulheres que precisam lutar contra o pecado, contra as más tendências.

Em Mateus 28, 19 Jesus diz: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Precisamos saber que Deus nos deu forças para vencermos o mundo e as tentações. Por isso quero lhe dar uma receita espiritual: desconfie de você. Não ache que você é santo. Vigie, porque você é carne, é capaz de fazer as piores coisas. São Paulo nos diz: “Porque quando estou fraco, então sou forte.

Em 2 Coríntios 12,10 está escrito: “Fuja das ocasiões de pecado”. Desconfie de você. Não se engane. Tenha coragem de correr do pecado. É melhor correr dele do que cair na tentação.

Somos carnais, e na nossa carne há desejos e vontade. É por isso que o diabo quer que caiamos no pecado. Precisamos fugir das ocasiões de pecado.

A graça da força do batismo, da confissão, da Eucaristia, da Palavra, do Rosário, do jejum e da abstinência nos levará ao céu.

Peregrinos participa de missa celebrada pelo Padre Roger

Peregrinos participam da Missa celebrada pelo padre Roger/ Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Eu inicio meus dias consagrando-os ao Espírito Santo. Assim como monsenhor Jonas nos ensina, eu digo: “Bom dia, Espírito Santo! O que vamos fazer durante todo o dia?”.

É preciso alimentar a fé diariamente. É preciso, todos os dias, colocar a lenha no seu coração, para que o fogo não se acabe, para que não seja fogo de palha.

“O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e viu como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. Então, arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado. Disse o Senhor: ‘Vou exterminar da face da terra o homem que criei e com ele os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!’. Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor e Este lhe disse: ‘Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração’.”

Somos produtos da nossa experiência com Deus, da nossa fé, e não do meio. Conheço muitas pessoas que moram em bairros violentos e cheios de criminalidade, mas não são violentos nem criminosos.

Temos o livre-arbítrio, mas precisamos escolher pela vontade de Deus. O Senhor colocou uma lei natural em nós. Sabemos o que é certo e o que é errado. Dizer ‘não’ àquilo que não edifica é decisão. Contando com a graça de Deus, você pode livremente, assim como Noé, romper com o mal.

São Paulo diz ao Colossenses: “Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3,1-2).

Transcrição e adaptação: Elcka Torres

Adquira esta pregação pelo
telefone (12) 3186-2600

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com