Escola de formadores

O cansaço dos bons
23 a 25 SET 2022

Escola de Formadores vai apresentar a logoterapia como um caminho preventivo no desgaste do missionário na vida religiosa

De 23 a 25 de setembro a Comunidade Canção Nova realizará, em sua sede, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), a Escola de Formadores de Novas Comunidades com a presença do psiquiatra e logoterapeuta padre Roberto Almada.

Destinado aos membros das Novas Comunidades, o encontro tem por objetivo ajudar os formadores a prevenir o cansaço e o desgaste daqueles que doam suas vidas na missão de evangelizar.

Almada, servindo-se dos princípios da logoterapia, vai apresentar aos participantes como tratar os missionários que apresentam esgotamento físico e mental. Demonstrará a logoterapia como forma de cura para que o missionário encontre o verdadeiro sentido da vida e adquira novos hábitos na vida missionária.

A Canção Nova, empenhada na formação de homens novos para o mundo novo, quer também colaborar com as Novas Comunidades por meio dessa escola de formação.

Sobre padre Roberto Almada

Padre Roberto Almada é médico psiquiatra, logoterapeuta, analista existencial. Graduado em Filosofia (orientação ética antropológica) com a tese: "Fenomenologia e psicopatologia” do tempo vivido em “Eugène Minkowski" na Pontifícia Universidade de Santa Croce, Roma. Diploma em Ciências Religiosas com a tese: "Instrumentos psicológicos para a pastoral daaccoglienza delle persone d'orientamento omosessuale". Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia do Uruguai Mariano Soler.
O sacerdote tem 63 anos, é ítalo-argentino e mora em Roma. Trabalha na “formação permanente” de pessoas envolvidas em instituições educacionais, voluntárias e eclesiais.
É membro do Conselho Internacional da Seção dos Focolarinos e trabalha na pastoral dos matrimônios em crise.

Sobre a Logoterapia

A logoterapia é um sistema teórico-prático de psicologia, criado pelo psiquiatra Viktor Frankl, e se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido", onde expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria.

O termo "logos" vem do grego e significa "sentido". Assim, a "logoterapia se concentra no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido", segundo Frankl.

Canção Nova
A sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), empenha-se em acolher, com carinho, todos os peregrinos, com uma ampla infraestrutura, em um ambiente agradável, cheio de paz e beleza, propício para o encontro com Deus Pai. 

Informações:  .: Camping.: Hospedagem 

↑ topo