Vicentinos: amigos na caridade

Luana Oliveira,
Da redação

27º AVIV: “Por causa da tua Palavra lançaremos as redes” (Lc 5, 5).

Neste fim de semana, Vicentinos de diversas cidades brasileiras estiveram em Cachoeira Paulista (SP), sede da Comunidade Canção Nova, para participar do 27º Avivamento Vicentino com o tema: “Por causa da tua Palavra lançaremos as redes” (Lc 5, 5).

Vicentinos de todo o Brasil presentes na Canção Nova

Vicentinos de todo o Brasil presentes na Canção Nova / foto: Arquivo (CN)

O encontro teve início no sábado com várias atividades: pregações, louvores, conferências e a Santa Missa. O objetivo do evento é de promover ações evangelizadoras realizadas pelos vicentinos; reunir as conferências de diversas cidades como por exemplo: a conferência metropolitana de São Paulo e de São José dos Campos e ainda conscientizar que o trabalho dos membros devem ser de amizade com os mais necessitados, sem esquecer do exercício da caridade.

:: Conheça mais os vicentinos

O segundo dia de encontro, no Domingo Dia do Senhor, teve início com a adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo padre José Geraldo, e teve como motivação o 27º Avivamento Vicentino e as ações que estão acontecendo em várias conferências vicentinas.

Confrade Carlos Henrique Davis (Kaike) / foto: arquivo (CN)

Confrade Carlos Henrique Davis (Kaike) / foto: arquivo (CN)

Em seguida, Carlos Henrique (Kaike), pregou sobre o tema: “Vicentinos: amigos na caridade” e alertou sobre o trabalho com responsabilidade que são chamados a exercer sobre os pobres e os mais necessitados. “Os vicentinos, diferentes de uma ONG ou de outras instituições, tem a missão de se encontrarem ao menos uma vez na semana, em fraternidade, para que visitar aos pobres, pois necessitamos conhecê-los pelo nome, assim fazem os amigos,” afirmou Kaike.

A Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP –  foi fundada por Frederico Ozanam. Mesmo sendo um médico conceituado, nunca deixou de oferecer assistência aos mais necessitados. Os vicentinos por sua vez, abraçam da mesma forma este trabalho de ajudar os pobres e enfermos: “Precisamos buscar através do nosso trabalho transformar a vida das pessoas,” disse Kaike .

A segunda pregação da manhã deste domingo foi conduzida pelo padre Edson Friedrichsen, membro do Conselho Metropolitano de São Carlos. Com a missão de abordar sobre o tema do encontro: “Por causa da tua palavra, lançaremos as redes” Lc 5,5. Recordou a figura de Jesus que era o grande incentivador de seus discípulos, mesmo neste episódio em que eles estavam casados de pescarem a noite toda: “Amados, hoje temos a missão de Jesus, motivar a todos a lançarem as redes para todos possam experimentar Deus em suas vidas”.

Encontro-reúne-o-carisma-vicentino

Foto: divulgação

Durante a pregação, padre Edson, questionou: “Como a Palavra de Deus tem chegado ao seu coração?”. E continuou: “Talvez nós estejamos cansados, mas precisamos dar passos em direção a bisca pela santidade, pois é certo de que Jesus está conosco. É questão de fé e dizer que Ele está conosco mesmo diante a tantas dificuldades que o mundo nos apresenta.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo