PHN 2025: um retiro de salvação, esperança e júbilo!
Descubra o significado do Acampamento PHN 2025 com o tema: salvação, esperança e júbilo. Entenda a linha espiritual, a importância do querigma e a presença de Deus para uma vida nova.
Senhoras e senhores, isso é o PHN 2025! Sejam bem-vindos à Cachoeira Paulista, sede da Comunidade Canção Nova. Sei que cada um de vocês saiu de casa, de sua cidade, e imagino o esforço: vendendo pastel, pizza, organizando caravanas… Não foi fácil chegar até aqui para participar do acampamento PHN. Olhe para a pessoa ao seu lado e diga: “Você é guerreiro(a)!” E profetize: “Agora, receba uma vida nova!”
Este primeiro encontro tem o objetivo de situar você no que viveremos neste acampamento. Peço que faça silêncio e escute atentamente.
PHN: um retiro com começo, meio e fim
O Acampamento PHN não é apenas um festival, uma reunião de pessoas ou um encontro de massa. Guarde isso: o PHN é um retiro. Você está fazendo parte de um retiro, e pela ação do Espírito Santo, entenderá que não veio apenas para os shows ou para ver uma pessoa específica. Claro, nosso coração se alegra ao encontrar aqui expressões da evangelização do nosso Brasil, e agradecemos a Deus por tantas pessoas boas que Ele suscitou.
Porém, o PHN é um retiro com começo, meio e fim, e ele possui uma linha de espiritualidade clara. Vamos nos alegrar, curtir, cantar, louvar, tirar fotos – tudo o que temos direito. Mas não vamos nos esquecer de que estamos em um retiro.
LEIA TAMBÉM:
:: Volta pra casa do Pai, é tempo de misericórdia
:: Eu sou um jovem PHN
:: Agenda de Eventos Canção Nova
:: Siga nosso perfil no TikToK
A tríade espiritual: salvação, esperança e júbilo
A linha espiritual do nosso retiro este ano se baseia em três palavras fundamentais. Repita comigo: Salvação, Esperança e Júbilo!
Júbilo: Começamos pelo júbilo porque a nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana está vivendo, em 2025, o Ano Jubilar. O jubileu celebra a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao nosso meio, a boa nova que Ele nos trouxe, abrindo as portas do céu novamente para todos nós. Jesus veio à Terra por um plano de salvação de Deus, pois o pecado havia fechado as portas do céu. Ele, como Deus e homem, morreu por nossos pecados, nos dando acesso ao trono da graça. Não merecíamos, pela desobediência, mas Jesus veio e morreu por nós. Jesus veio à terra por você! O Verbo divino se fez carne e habitou entre nós.
Esperança: O tema do jubileu deste ano, proposto pelo Papa Francisco, é “Peregrinos da Esperança”. Mas não é uma esperança de pensamento positivo superficial. Falamos de uma virtude teologal, aquela expectativa de um dia estarmos no céu, ao lado de Deus. Essa Esperança é dada por Deus. Se você canta com vibração “Meu lugar é o céu”, é porque possui essa virtude. Toda a festa que viveremos aqui no PHN é apenas uma fagulha, um prelúdio, um “cheirinho” da grande festa que viveremos um dia no céu.
A ordem da graça: da salvação ao júbilo eterno
Só consegue viver o júbilo eterno quem um dia foi alcançado pela Salvação. É uma escada: primeiro, eu me encontro com Jesus, Ele é a salvação. Quando me encontro com Jesus, nasce em mim a esperança de um dia viver o júbilo eterno. Essa é a linha espiritual do nosso acampamento.
A salvação será tratada em cada pregação do PHN, de quinta-feira a sábado, focaremos no Querigma.
O querigma: anúncio e experiência com Cristo
A palavra Querigma (do grego kerygma) significa proclamação, primeiro anúncio. É o primeiro contato com a fé cristã, o chamado para uma experiência com Jesus Cristo. Não é apenas explicar Deus, mas falar de Deus promovendo uma experiência. Não adianta ser perito em decifrar Deus se não temos uma experiência com Ele. Não somos doutores no “assunto Deus”, somos filhos alcançados por Ele, e essa experiência transforma, tira do pecado, faz ser pessoa nova e abre as portas do céu.
Lembro-me de uma vez, no ponto de ônibus, conversando com um irmão evangélico. Em vez de tentarmos explicar Deus um ao outro, decidimos fazer uma experiência com Ele ali mesmo. Começamos a orar no espírito, e a experiência foi tão maravilhosa, que perdemos nossos ônibus! Ao final, ele me disse: “Deus abençoe a sua igreja”, e eu respondi: “Deus abençoe a sua também, irmão. Nós somos cristãos e precisamos estar unidos neste mundo tão difícil e bagunçado.”
O querigma é o mistério pascal, integrando a vida de Jesus, Sua pré-Páscoa e ressurreição, apresentando-O como Senhor e Salvador. É um apelo à liberdade. O anúncio querigmático não impõe a fé, mas a oferece, convidando a uma resposta livre.
Elementos do querigma e a verdadeira conversão
Ninguém o obrigou a vir para o PHN. Você veio livremente, por querer. E se você está acompanhando de casa, faça um desafio: fique conosco até domingo e veja se algo não se move em seu coração. Tenho certeza que, no ano que vem, antes mesmo do acampamento terminar, você já estará procurando um lugar para vir a Cachoeira Paulista. Não é imposição, você é livre!
O Catecismo da Igreja Católica destaca a importância do querigma como base da evangelização e da catequese. Nós, evangelizadores, não somos chamados a pregar a nossa persona, não devemos nos colocar no centro do Evangelho. Nossa pregação precisa ser cristocêntrica, com Jesus no centro. Duvide de pregações que colocam muito a pessoa no centro.
Os elementos do querigma são:
- Amor de Deus: O primeiro tema a ser tratado.
- Pecado: As pessoas precisam entender o que é pecado.
- Salvação: Compreender o plano salvífico de Deus e a importância de Jesus.
- Fé e Conversão: É fundamental entender que a fé exige mudança de vida. Não adianta ir à Missa todo domingo e voltar para casa sendo a mesma pessoa. A verdadeira experiência com Cristo resulta em conversão. Se algo em sua vida (relacionamento, hábitos) não te leva para Deus, livre-se disso! Tem perdas que são livramentos.
- Senhorio de Jesus: Jesus é o Senhor, o Messias, o Filho de Deus vivo. Se cremos no senhorio de Jesus, não há impossíveis. Ele derruba barreiras, até mesmo as linguísticas, como a presença de irmãos da Eslováquia aqui hoje. Proclame comigo: “Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus vivo, Soberano do universo e Senhor da minha vida. Ele é o Senhor da minha casa, do meu passado, do meu presente e do meu futuro. Ele venceu a morte!”
Que a sua participação no PHN 2025 seja um mergulho profundo nesses pilares da fé, impulsionando-o a uma vida de verdadeira conversão e encontro com o Senhor.
Transcrição e Adaptação: Adailton Batista
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS