Padre Bruno Costa

A coragem necessária para mudar

Nós precisamos, diariamente, trabalhar para ter a coragem necessária para mudar

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim, Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda, Cristo quando me deito, Cristo quando me levanto. Cristo ontem, Cristo hoje, Cristo amanhã. Cristo na mente daqueles que pensam em mim, Cristo na boca daqueles que falam de mim. Cristo hoje e sempre. Jesus Cristo é o meu Senhor para a glória de Deus Pai.

A cruz sagrada seja minha luz. Não seja o dragão meu guia. Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhe coisas vãs. É mal que tu me ofereces. Bebe tu mesmo os teus venenos.

Pregação com Padre Bruno Costa – Foto: Daniel Xavier

Se você traz sua água, se você tem o seu terço, a cruz, os objetos litúrgicos a serem abençoados, levante agora para que, ao decorrer deste dia 12, tenhamos em mãos a água benta, os objetos sagrados abençoados.

Pai amado, em nome do Vosso filho Jesus Cristo, eu vos peço: abençoa a água que os vossos filhos apresentam; abençoa o sal, que a mistura de água e sal seja de grande exorcismo. Abençoe os terços, os escapulários, as fotos, as medalhas, os exames. Abençoa tudo que os vossos filhos apresentam nesta hora.

Memória de Padre Jonas 

Vamos aplaudir Nossa Senhora de Guadalupe! Mas esse dia 12 de dezembro para a Canção Nova, há três anos, tornou-se também uma data muito importante. Tivemos a missa das 7 horas, rezamos um terço em seu túmulo. Hoje, nós estaremos o dia todo rezando, louvando a Deus pela vida do nosso querido e saudoso pai fundador, padre Jonas Abib,. Vamos viver saudade, sim; tristeza, não.

Nós precisamos, diariamente, trabalhar o que está escrito aqui: a coragem necessária para mudar. Quem precisa de mudança levante a mão e diga: “Eu”. Todos nós precisamos. E o que pedimos? Manda teu Espírito. Essa palavra transformação, essa metanoia, essa mudança, o padre Jonas nos ensinou com a vida e uma das coisas que ele pregou sempre para os seus filhos.

Pega comigo a Palavra de Deus, na carta de São Paulo aos Romanos, capítulo 12. Se quis o Senhor que, neste dia 12. essa primeira pregação ficasse comigo com este tema. Faz um grande silêncio e escuta a palavra de Deus:

“Eu vos exorto irmãos, pela misericórdia de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o vosso verdadeiro culto. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber: o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito”.

A palavra do Senhor fala de transformação, mudanças das quais que todos nós precisamos diariamente. E é uma decisão. Quando esse tema chegava em minhas mãos, “a coragem necessária”, eu fiz um estudo sobre essa palavra coragem, porque coragem é sair da zona de conforto, mas nós gostamos de uma zona de conforto. Sim ou não? Cuidado com a falsa humildade nos tempos atuais. É preciso nós nos comprometermos e nos expor. Aprendi com padre Jonas: quem se expõe, se compromete.

LEIA TAMBÉM:
:: Céu, inferno e purgatório
:: O perigo das heresias
:: A Igreja Católica e seus dogmas

O que é a coragem?

O padre Jonas foi um homem de coragem, foi um homem que buscou, em seu tempo, transformar; ele saiu da zona de conforto. O que é a virtude da coragem? A virtude da coragem é a força interior para enfrentar medos — e quantos medos batem à nossa porta — para enfrentar desafios e adversidades, permitindo agir de acordo com os valores e propósitos.

Coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de agir apesar do medo, agir com bravura, agir com perseverança.

Coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de agir apesar do medo

Nós estamos às vésperas de um final de ano, e nós precisamos nos fazer três perguntas: O que não foi bom em 2025? O que eu não vou levar para 2026? O que foi bom que eu preciso levar? E o que eu preciso começar? E para começar, eu preciso ter a coragem de mudar. O medo bate à nossa porta; ter medo não é problema, o problema é você deixar o medo tomar conta de você.

A partir de hoje, eu não vou deixar mais o medo tomar conta de mim. A partir de hoje, eu vou ser uma bandeira viva de Jesus Cristo por onde eu passar. Se nós não contagiarmos, o inimigo contamina. Então você tem que ter o contágio dentro de você, sendo o canal de esperança.

Coragem na prática e a vida comunitária

Uma das características de uma pessoa corajosa é que ela age voluntariamente e ela está ciente de riscos, porque nenhum de nós é perfeito. A vida é caminhar. Eu me lembrei agora de um irmão, o Rodrigo. Colocaram ele, uma vez, para sentar no banco do controle mestre. Só explicaram para ele apertar dois botões. Quando acabou a transmissão falaram: “Nossa, deu certo”. O menino aprendeu na vida a colocar a TV Canção Nova no ar. A gente aprende com a vida, é no caminhar.

Encarnar uma virtude envolve um processo intencional e contínuo. Não é algo que a gente aprende só com estudos: “Ah, eu, a partir de hoje, vou ser corajoso, eu vou estudar o livro tal”. Não, é a vida, é o enfrentamento diário. Chegamos no momento que parece que o errado é certo, e o certo é errado. Nós gravamos uma música que diz: “É tempo de denunciar as obras do mal, é tempo de arrancar das garras do inimigo os filhos de Deus. Não vou me conformar com este mundo”.

Coragem e fortaleza

A coragem necessária para mudar. Coragem que não é fortaleza, mas é uma união. Fortaleza é a virtude moral que engloba e sustenta a coragem, a perseverança e a firmeza de espírito diante das adversidades.

Eu sempre imagino uma escada. Você precisa subir essa escada do céu. Você dá um degrau, dois, e quando chega no quarto, as pernas já estão bambeando. Você tem duas decisões: deixar o medo tomar conta de você ou enfrentá-lo. Ao enfrentar, você vai subir a escada com mais cuidado, mas você não vai deixar que o medo o paralise.

Quem precisa de coragem para mudar levante a mão e diga: “Eu!”. Mas precisamos também de fortaleza. E fortaleza é constância e resistência. Ela firma a resolução e resiste às tentações, supera obstáculos, inclusive o medo da morte e as perseguições. A fortaleza é a virtude que capacita a pessoa a manter a firmeza e a perseverança ao longo dos tempos.

Testemunho: a morte de Padre Jonas

Hoje é um dia de muita saudade. Eu me lembro muito o que foi para nós o dia 12 de dezembro de 2022. Três dias antes, eu estava pregando no Hosana Brasil. Acabei aquela pregação, peguei a relíquia do Padre Léo e fui na casa do padre Jonas. Eu olhei para cama do padre, e ele estava pequeno ali, todo encolhido.

Na segunda-feira, dia 12, eu recebi uma ligação. A Rose Sabadini estava com câncer. Eu saí de Cachoeira Paulista e fui para São Paulo. De repente, meu telefone toca, era o padre Wagner Ferreira: “Padre Bruno, onde você está? Vá-se embora para Cachoeira, padre Jonas acabou de falecer”.

Eu saí de São Paulo para Cachoeira Paulista pensando muitas coisas. Era choro, eram lágrimas, era medo, era angústia. Chegamos de madrugada, tivemos que preparar todo esse centro de evangelização. Tivemos o velório. O túmulo do padre Jonas. Quando eu saí daquela quinta-feira, eu fiz só um pedido a Deus, olhando para o padre Jonas naquele caixão: “Deus, dá-me, pelo menos, 1% da coragem e da fortaleza desse homem. Só 1%”.

O louvor do coração

Hoje, eu quero renovar esse pedido. E esse 1% eu estou pedindo também para você: que nós tenhamos a coragem, mesmo em meio a tudo. Mil cairão à minha direita, dez mil à minha esquerda, mas quem tem Cristo e tem a coragem de mudar nunca vai desistir, porque a perseverança é o segredo dos fortes.

Vamos proclamar: Senhor Jesus, por intercessão da Virgem de Guadalupe, eu reconheço o meu nada, as minhas limitações, o meu fracasso. Mas eu também reconheço que é o Senhor que me levanta.

Cante comigo: Não dá mais para voltar, o barco está em alto mar. Não dá mais para negar, o mar é Deus e o barco sou eu. E o vento forte que me leva pra frente é o amor de Deus. Não dá nem mais para ver o porto que era seguro. Eu sou impulsionado a desbravar um novo mundo.

Obrigado, padre Jonas! Viva a Canção Nova! Viva o padre Jonas!

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Por intercessão da sempre Virgem Maria, a Virgem de Guadalupe, desça sobre cada um de vós a bênção do Deus que é todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.