Família, torna-te aquilo que és!
Pregador: Padre Chrystian Shankar
O olhar do urubu e o olhar do beija-flor
“Não tenha sobre a sua família um olhar de urubu, mas tenha um olhar de beija-flor.”
Eu não sei se você conhece os dois, mas você pega o urubu: ele está voando, olhando, cheirando. Ele passa por um belo jardim, e para ele é nada. Ele passa perto de uma floricultura, e para ele é nada. Mas se ele encontra um lixão, se ele encontra algo fétido, se ele vê um animal morto, uma carcaça, a boca enche de água.
“Ah, é aqui que nós vamos descer.”
Por isso você sabe: onde tem urubu reunido, tem animal morto.
Aí você pega o beija-flor. O beija-flor está voando; ele vê um lixo, para ele é nada. Ele vê um animal morto, e para ele é nada. Ele sente um cheiro fedido, para ele é nada. Mas quando ele vê belas rosas, belas flores, ele se digna a beijá-las.
O beija-flor tem um bico fininho, um bico longo e uma linguinha tão fina e tão longa, porque a beleza da flor é apenas um atrativo. Ele não quer o que está por fora, ele quer o néctar.
Ele vai lá no fundo. Por isso consegue parar no ar, colocar o bico fininho dentro da flor e, com a linguinha, puxar o melhor dela.
O que que isso quer dizer, meus irmãos? Que se você tiver um olhar de urubu, você ficará apenas no exterior, naquilo que você vê. A sua família será uma estátua de barro sem valor algum.
Mas se você tiver um olhar de beija-flor, você vai no coração da pessoa, você vai parar para estar com ela, você vai reservar tempo para estar com a sua família, retirando o barro que está por fora e chegando no ouro que está por dentro.
O urubu para no barro; o beija-flor busca o ouro.
O pedido e a ordem de Deus
Qual é o pedido e a ordem de Deus através de São João Paulo I para essa nossa fala? “Comece a olhar para a sua família com os olhos de beija-flor”.
Nós precisamos converter o olho do urubu.
Veja no casamento: quando tá tudo bem, geralmente o olho aberto é de beija-flor. Tem casal que começa a brigar, e o olho de beija-flor fecha, e abre o de urubu.
Aí começa só carniça, só coisa ruim, só agressão, só palavra pesada.
Deus quer mudar nossa visão
Então, nesta pregação, o que Deus quer? Que você enxergue a sua família não como uma imagem de barro, mas uma imagem de ouro valiosa que está debaixo daquilo que o olho de urubu vê.
Só vê o ouro quem tem olhos de beija-flor.
Assista à pregação completa:
Leia também:
:: Um SIM que muda o mundo
:: Versus Alto – Pier Giorgio Frassati
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS





