Seminário São José completa 100 anos a serviço da formação

A festa de comemoração pelo centenário do Seminário Arquidiocesano São José de Niterói (RJ), no dia 11 de janeiro, foi realizada no último dia 19 de março. O seminário celebrou, com grande festa e júbilo, a Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, com a presença de muitos bispos, padres, diáconos e religiosos.

Em sua homilia, Dom Lorenzo destacou a serenidade e a integridade de São José diante da inexplicável gravidez de Maria e a recusa em entregá-la ao apedrejamento como costume da época. “É a partir daquele instante que José percebe a grandiosidade da missão que o Senhor Deus lhe havia confiado, tornando-se esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus”.

Seminário São José
Foto: Leandro Gonçalves

O Núncio exortou também a importância do Seminário como sendo o espaço mais adequado à preparação dos homens para o ministério Sacerdotal. “O seminário apresenta-se como um templo, um espaço, mas configura-se, sobretudo, uma comunidade educativa, uma contínua ação da Igreja da mesma comunidade apostólica reunida à volta de Jesus”.

Na oportunidade, Dom Lorenzo suscitou a importância do incentivo ao discernimento vocacional. "Faz-se necessário investir na Pastoral Vocacional que concentra dirimir as inspirações evangélicas e ao mesmo tempo seja capaz de responder aos desafios do tempo presente”.

Ao término da celebração, o Núncio Apostólico inaugurou a placa em homenagem aos 100 anos do Seminário. Em seguida, houve um louvor com a Banda da Comunidade Servir.

Matéria enviada por Leandro Gonçalves, de Rio Bonito (RJ)



↑ topo