Posto Padre Pio oferece atendimento aos peregrinos

Equipe do posto médico se prepara para atendimento no Hosana Brasil

Alessandra Borges
Da redação

O Posto Médico Padre Pio faz parte da rede de desenvolvimento social da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), que oferece serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e de prevenção à saúde.

Como o posto está próximo à sede da comunidade, os visitantes que necessitarem de atendimento médico serão encaminhados para o local, onde receberão os primeiros cuidados.

Pensando no grande número de visitantes que comunidade espera receber durante o Hosana Brasil, as equipes médica e de enfermagem se organizaram para atender os peregrinos com medicação e outros itens de primeira necessidade.

Segundo a coordenadora de enfermagem do Posto Médico Padre Pio, Cristiane Ribeiro, já há alguns meses a equipe se reúne com o departamento de infraestrutura para definir como será desenvolvido o trabalho durante os três dias de encontro.

Posto Médico Padre Pio oferece atendimento aos peregrinos

Posto Médico Padre Pio está preparado para prestar atendimento aos peregrinos durante o Hosana Brasil. Foto: Arquivo/cancaonova.com

“Estamos preparando uma grande estrutura com equipes, medicamentos, orientações e capacitações em relação ao atendimento de emergência. O Hosana Brasil será um evento especial, porque toda a chácara foi mapeada pela infraestrutura e pela brigada de incêndio. Eles se organizaram para que houvesse brigadistas em pontos estratégicos, a fim de que o atendimento seja mais rápido”, disse Cristiane.

Na abertura do acampamento, dia 5 de dezembro, dia da cerimônia de dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias, o posto funcionará até 1h (madrugada); nos demais dias, haverá um horário um pouco mais extenso para atender os peregrinos. Cristiane ressaltou ainda que, além do Posto Padre Pio e da Santa Casa de Cachoeira Paulista (SP), os Postos de Saúde da cidade também auxiliarão no atendimento.

Como a Canção Nova espera receber um grande número de fiéis, a equipe médica alerta os visitantes que possuem algum problema de saúde para que fiquem atentos em relação à alimentação e à ingestão de líquidos; e caso façam uso de algum medicamento, não devem se esquecer de tomá-lo corretamente.

Cristiane pede aos coordenadores de caravana que orientem seu grupo para os cuidados básicos com a saúde durante o acampamento. Uma orientação é que as pessoas que necessitarem de cuidados especiais ou algum tipo de atenção em relação à saúde sejam identificadas.

“Os coordenadores de caravana precisam saber quem estão trazendo para o Hosana Brasil. Precisam observar idosos, hipertensos ou diabéticos. Verificar se alguém faz uso de remédio controlado. Caso haja algum menor de idade, este não deve se esquecer da autorização dos pais, porque muitos chegam no posto médico passando mal, e é preciso localizar o responsável da caravana antes de realizar qualquer procedimento”, alertou a enfermeira.

Confira algumas dicas importantes para não se descuidar da saúde durante o acampamento:

1 – Trazer sempre um documento de identificação como crachá ou pulseira que contenha informações importantes como os dados pessoais. Para os adultos, é necessário que, neste documento, haja alguma anotação caso a pessoa faça uso de medicamento específico ou tenha algum problema de saúde.

2 – Se houver alguém que tome remédios controlados, é preciso que estes sempre estejam juntos à pessoa e que ela não se esqueça de tomá-los. Se possível, carregar a receita médica junto de si, caso haja a necessidade de tomá-los.

3 – Utilizar calçados confortáveis durante todo acampamento para evitar desconfortos como inchaço, entorses, contusões e luxações.

4 – Trazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); e caso possua plano de saúde, não se esquecer de trazer a carteirinha do convênio.

5 – Não se esquecer de ingerir muito líquido, principalmente água, para evitar quadros de desidratação.

↑ topo