'O Senhor é meu pastor'

O Espírito Santo vem em auxílio à nossa fraqueza com seu consolo, bondade e presença. Ele repousa sobre todos nós. Ele já está aqui e, por isso, começa a trazer a luz. A nossa vida é acompanhada por tantas marcas de desamor que foram nos enfraquecendo e nos desviando dos caminhos de Deus. Quando temos a oportunidade de pedir a presença do Espírito Santo, Ele vem e transforma tudo!

O Senhor envia o Espírito Santo para que mesmo que nossa vida esteja como a uma terra muito ressequida, muito castigada, Ele venha como chuva que vai caindo e mudando tudo aos poucos. Tanto que uma hora as coisas que Jesus fala, começam a fazer sentido.

O Salmo 22 diz: "O Senhor é meu pastor". Ele é este pastor que quer ajuntar todas as Suas ovelhas, que somos nós, a fim de que nenhuma se perca. Seja qual for a situação, Deus indica o caminho a seguir e o Espírito Santo é o meio pelo qual conhecemos o senhorio de Jesus. Quando proclamo que o Senhor é meu pastor, isso significa que coloco minha vida sob Suas regras, então abro incondicionalmente o coração para que a minha vida seja visitada por Jesus.

Quando não há perdão diante de alguma situação de pecado, carregamos esta situação como uma algema, um peso. Precisamos do perdão para ser libertos desse erro. Quando julgamos que este acontecimento de pecado não tem perdão, nos tornamos dependentes desta situação. Para isso existe o Sacramento da Confissão, ela é um remédio para a nossa vida quando temos um acontecimento sem saída.

Ouça: "Deus é assim, ele não esquece de nós quando determinada situação está ficando pra trás…"

Tomando a Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 15,1-7, podemos ver o amor do pastor pelas suas ovelhas e, também nos dias de hoje, perceber o amor de Deus por cada um de nós. Deus é assim. Ele não esse esquece de nós, quando percebe que determinada situação da nossa vida está ficando para trás. A importância das coisas de Deus, para nós, vão ficando enfraquecidas com o tempo, sem percebermos. Pouco a pouco, os obstáculos vão chegando e os valores que antes existiam no nosso coração vão ficando distantes. Jesus, então, começa a vir em nossa procura concretamente, através das pessoas que estão mais próximas de nós.

Como nesta passagem que narra o amor do pastor pela ovelha perdida, deixando as noventa e nove para indo atrás daquela que se perdeu. É pelo Espírito Santo que temos a oportunidade de voltar atrás, pois muitas vezes, sem forças estamos tão longe de Deus que é cômodo ficar naquele mesmo lugar. A nossa fraqueza não pode se tornar uma doença, capaz de nos afastar dos outros e de Deus.

Vamos pedir ao Senhor, a presença do Espírito Santo. Que Ele venha em nosso auxílio, em nosso socorro, dando-nos a oportunidade da reconciliação com Deus e com os outros. Que a partir de agora, onde quer que estejamos, usemos o "remédio" dado por Deus a fim de levarmos uma vida santificada. Digamos: "Eu sou essa ovelha que deixou as noventa e nove para trás, mas que agora quer voltar! Amém."

Ouça: "O perdão é aquele que é capaz de dar ao outro uma chance nova"

Transcrição: Anderson Machado
Fotos/áudios: Anderson Nunes

↑ topo