O Espírito Santo dá a vida nova

Quantas pessoas unidas em oração neste momento. Se aqui no Rincão do meu Senhor há tanta gente, imagine as que estão em casa. E Jesus já esperava você aqui. Ele cuida de você, está ao seu lado. O Senhor não quer realizar apenas o que você pede, porque isso é pouco.

A Palavra que vamos partilhar está no Evangelho de São João, capítulo 3, versículos de 1 a 10: “Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus. Nicodemos perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. Replicou Nicodemos: Como se pode fazer isso? Disse Jesus: És doutor em Israel e ignoras estas coisas!… Em verdade, em verdade te digo: dizemos o que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas não recebeis o nosso testemunho.”

Ouça: "O reino do céu é dos pequeninos"

Somos privilegiados já que somos os "pequeninos", pois o Reino de Deus é revelado aos pequenos, às pessoas que reconhecem o Senhor. Àquelas que sabem que Ele pode lhes responder.

Deus sabe o que passa em seu coração. Nicodemos sai em busca de Jesus em uma noite escura, e naquela noite de trevas, ele procura o Senhor. Nós também estamos nas trevas, mas precisamos buscá-Lo, mesmo se for noite. O Senhor vem ao nosso encontro porque somos pecadores. Não sei por quais "trevas" você está passando, mas em nome de Jesus Cristo, saia da escuridão, venha para a luz que é Jesus, venha atrás do Senhor!

Naquela noite, houve um encontro e neste momento há outro encontro, o Senhor trouxe você aqui para que se cumpra a promessa: “Sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus”. Jesus renovou a vida de Nicodemos, pois este reconheceu que Ele era o Mestre. O Senhor sabia que este homem não estava feliz com sua vida, por isso, Ele lhe disse que derramaria água pura que o purificariam de todas imundices. O Senhor precisa lavar o meu coração, por causa dos meu defeitos. Deus sabe que precisamos ter um coração purificado e lavado, e para isso Jesus deixou-nos o seu Espírito.

Deus vai fazer de tudo para renovar as nossas vidas, uma vida inteiramente nova que começa hoje, mas para vivê-la é indispensável o Espírito Santo e um coração novo. Ninguém pode mudar o coração de outra pessoa, só Deus o pode.

Não tente fazer de uma outra maneira o que você só pode fazer por amor. Deus não força você, Ele não o obriga a nada, mas sim, o convida. Quem convence o seu coração é o Espírito Santo. O que o convence não é o que vem de fora, mas o que está dentro de você.

O coração que Deus quer nos dar é o coração de Jesus, um coração puro, mano e humilde. Um coração que se deixa amansar por Deus. Mas há pessoas que não se deixam ser tocadam, porque são orgulhosas, por isso não se deixam ser alcançadas, e o orgulho destrói tudo, destrói uma família, uma comunidade.

Se alguém está em Cristo, tudo se faz novo, Deus o faz uma nova criatura. Que a partir de agora você seja lavado, purificado em nome de Jesus, e pelo Espírito Santo, que lhe é dado. Por isso, você pode escolher se busca as coisas do alto, ou seja, as coisas de Deus, ou as do mundo.

Ouça: oração conduzida por Márcio Mendes

Temos de dominar a carne, para não morrermos devido aos nossos desejos, mortificando-nos. Não podemos ser dominados pelo nosso corpo. Se o próprio Jesus se mortificou para nos dar vida, nós também devemos consumir a nossa vida para que outros vivam, e aqui, na Canção Nova, a damos para que vocês a recebam. Se o meu Senhor deu a vida por mim, eu também quero dar a minha aos demais.

Ainda que o "homem exterior" se descomponha, o "homem interior" se renova a cada dia, é o Espírito que dá a vida, é Jesus que a dá também, pois Ele é a própria vida. Que você renasça da água e do Espírito Santo.

↑ topo