Dia de guarda do cristão

Padre Antonio Justino Filho
Foto: Wesley Almeida
Escatologia significa os “últimos dias”, fala das realidades últimas o sermão escatológico. O Evangelho de hoje nos fala sobre a vigilância, e a Bíblia está cheia desses termos, como "vigiai", "orai". Por isso, precisamos entendê-los.

O Senhor nos diz: “Vigiai, portanto, porque não sabemos quando vem o Senhor”. Meus irmãos, um cristão que se prepara no dia a dia da sua vida por meio da vigília, não ficará surpreso quando o Senhor vier.

Deus não nos quer distraídos e nos ensina que vigiar não é ficar à noite sem dormir, mas estar atento, não se descuidar das coisas d'Ele. Vigiar é estar sempre em atitude de espera, alegre com a vinda do Senhor.

Os primeiros cristãos, que souberam cumprir o mandamento novo do Senhor – "Amai-vos como eu vos tenho amado" -, viviam a caridade. Isso é estar em estado de vigilância, ajudando os irmãos para que todos sejam fiéis.

Vivamos, durante a semana, o nosso dia de guarda. Será que temos a coragem de jejuar, de fazer um dia de mortificação? Que exemplos podemos dar para nossos irmãos?

"Cristão que se prepara por meio da vigília, não ficará surpreso quando o Senhor vier."
Foto: Wesley Almeida

Durante a vida de Jesus, Ele nos ensinou muito sobre a vigilância. Um dia, junto de três discípulos, Jesus os chamou para rezar, mas eles adormeceram e perderam o momento da transfiguração. Também no Horto das Oliveiras, Cristo chamou alguns discípulos para rezar com Ele, mas eles dormiram. Então, o Senhor os alertou: “Orai para não cair em tentação”.

São Pedro diz: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, procurando a quem devorar”. O maligno fica rondando a mim e a você para nos derrubar.

Para esperar o Senhor, vivamos bem cada dia, estejamos em estado de vigilância. Não podemos ter medo e vergonha de vigiar, porque Jesus disse: “Pedi e recebereis”. É isso o que Jesus nos apresenta nesse caminhar, por isso, convido você para escolher um dia da semana para viver o seu dia de guarda e se preparar bem para receber Jesus na Eucaristia, para viver o jejum e a mortificação.

Peça ao Senhor ajuda para viver este dia na vigilância, para estar preparado a fim de esperá-Lo, seja de manhã, seja à tarde, à noite ou até de madrugada. Que estejamos sempre vigilantes e não pequemos, mas aprendamos a evitar situações de pecado. Amém!

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE
(12) 3186-2600


 Conheça mais do nosso conteúdo:
:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo