Quem me tornei neste ano de 2022?

Antonieta Sales

Antonieta Sales, membro da Comunidade Canção Nova, pregou durante o Acampamento de Ano Novo sobre o tema: “Quem me tornei neste ano de 2022?”.

Sejam muito bem-vindos à Canção Nova, neste último dia civil, mas também um dia importante porque estamos nas Oitavas de Natal, estamos comemorando a graça do Verbo que se fez carne no ventre da Santíssima Virgem Maria, que habitou, habita e está no meio de nós, Jesus Cristo, o nosso Senhor,  a quem nós adoramos, glorificamos e rendemos graças porque Ele é Deus nosso Salvador.

Quem me tornei neste ano de 2022?

Meu irmão e minha irmã, nesta partilha, queremos mergulhar um pouco na realidade de: “Quem me tornei neste ano de 2022?”. 

Quando recebi a proposta de partilhar este momento, perguntei: “Você quer que eu chegue lá e faça um confissão pública?”. Meu Deus, que tema mais difícil este: quem me tornei neste ano de 2022, e minha filha, Diana, partilhando com ela sobre esse tema, ela me disse: “Mãe, é fácil, percebeu como a senhora parou de reclamar?” Eu disse: “Tem razão, Diana”. 

Quando chega o final de ano, nós, geralmente fazemos, e precisamos fazer, uma revisão de vida. Paramos e pensamos: mais um ano se passou; inúmeras realidades nos cercaram, o mundo nos apresentou desafios nunca vistos a cada um de nós, pessoalmente e comunitariamente, como nós aqui da Comunidade Canção Nova estamos vivendo a passagem do nosso pai fundador para a eternidade; a Igreja vivendo a passagem do Papa Emérito Bento XVI para a eternidade. 

Quem eu queria ser e quem realmente eu me tornei?

Então, temos realidades pessoais e comunitárias difíceis, mas estamos aqui hoje para refletir o modo de como eu tenho levado a minha vida, porém, precisamos refletir isso à luz da Palavra de Deus, à luz do Verbo que se fez carne, que tem um nome, e Seu nome é Jesus. É sob a luz de Jesus que precisamos fazer uma revisão de vida e também para colocar os propósitos do ano que está chegando. E precisamos ter a coragem para buscar cumprir.

Muitas vezes, fazemos uma lista imensa de coisas que queremos cumprir para o Ano Novo que está por vir, coisas materiais — que são necessárias —, mas também as coisas espirituais — que são as essenciais. Meus queridos irmãos, nós somos o resultado das respostas que vamos dando ao longo do dia, dos meses, dos anos… E que resposta eu tenho dado? Quem eu queria ser e quem realmente eu me tornei, diante de todas a realidades pessoais e comunitárias, na Igreja, no meu trabalho, naquilo que eu faço?

Partilha da Palavra

Graças a Deus, temos a Palavra de Deus para nos iluminar, peguemos na nossa Bíblia a passagem que está em Filipenses 3, 12 – 14: 

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Meus queridos irmãos, Paulo escreve essa carta aos Filipenses, provavelmente no ano 60 depois de Cristo, ele estava preso, sofrendo na cadeia: maus tratos, privações, sem ter certeza do seu destino naquela prisão, mas escreve essa carta evidenciando a alegria e a leveza.

Ele escreve essa carta para nos mostrar que temos de ter a alegria e a leveza nas condições que não são favoráveis, mesmo diante dessas circunstâncias precisamos manter a alegria, a esperança e a leveza. Quando rezava com essa Palavra, vi que Paulo, que passou por tudo isso, não reclamou, pelo contrário, ele evidenciou a alegria, que é própria do Espírito Santo.

É essa alegria que precisamos ter; é essa leveza que precisamos buscar, diante de tudo o que passamos no ano de 2022 . E qual foi o segredo de Paulo para permanecer alegre? Foi almejar alcançar a Cristo, confiando e entregando-se totalmente a Jesus. 

Alegria, perseverança e manter o foco são pensamentos que Paulo nos dá para refletirmos, pois nossa meta única tem de ser Jesus Cristo, Ele é o nosso foco e a nossa meta.

Assista à pregação na íntegra:

↑ topo
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com