A força da oração em família!

Frei Gilson

A força da oração em família! 

Frei Gilson, que faz parte da Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, pregou sobre o tema: A força da oração em família! 

Deus vai nos ensinar como é importante orar em família, não sozinho, não cada um no seu canto; precisamos aprender a orar em família.

Se você perguntar para a Igreja o que é oração, o CIC (Catecismo da Igreja Católica) responde, no parágrafo 2558, uma frase de Santa Terezinha do Menino Jesus: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria”.

Então, toda vez que você tem um impulso do coração, esse impulso se dirige a Deus; na hora da dor ou na hora da provação, você já está rezando. Quantas vezes você gritou a Deus lá no seu coração? A oração é um grito da alma no meio da provação ou no meio da alegria.

No parágrafo 2559 do Catecismo continua: “A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes. De onde é que falamos ao orar? Das alturas do nosso orgulho e da nossa vontade própria, ou das profundezas dum coração humilde e contrito? A humildade é o fundamento da oração, pois não sabemos o que pedir nem como pedir”.

Segundo Rm 8,26: “A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração”.

O Catecismo vai dizer no parágrafo 2562: 

“De onde procede a oração do homem? Seja qual for a linguagem da oração (gestos e palavras), é o homem todo que ora. Mas para designar o lugar de onde brota a oração, as Escrituras falam, às vezes, da alma ou do espírito, ou, com mais frequência, do coração (mais de mil vezes). É o coração que ora. Se ele estiver longe de Deus, a expressão da oração será vã.”

Se o coração estiver longe de Deus, a oração não tem sentido. Quanta gente vai à Missa por obrigação, está só de corpo presente, não está rezando… Nem todo mundo que foi pra missa rezou, porque o coração estava longe.

O mundo de hoje faz muita coisa em família: assiste à séries em família, passeia em família, vai ao cinema em família, faz de tudo em família… Menos orar. Se você chamar seus filhos para o restaurante, eles responderão que sim; se você chamar para rezar o Rosário, eles responderão que não.

Por que a oração é tão difícil para nós?

Por que nós não gostamos de rezar? Por que nós temos preguiça de rezar? Por que, durante o filme, ficamos antenados, não dormimos, mas, quando começamos a puxar uma Ave-Maria, já ficamos sonolentos? Porque, quando você reza, você está lutando no mundo espiritual. A sua carne não quer que você reze, porque a sua carne quer os prazeres dessa Terra.

Oração é para o espírito. A sua carne não gosta de rezar, mas quando você reza, você entra em combate espiritual com o demônio.

O Catecismo da Igreja Católica vai dizer que a oração é um combate contra o demônio e um combate contra você mesmo, por isso que não é fácil rezar.

Confira a pregação completa:

↑ topo