Anjos, uma verdade de fé para o combate espiritual

Professor Felipe Aquino

Anjos, uma verdade de fé para o combate espiritual

Professor Felipe Aquino pregou, durante o Acampamento Santos Anjos, sobre o tema: “Anjos, uma verdade de fé para o combate espiritual” (Ex 23,20-22).

É uma alegria poder participar deste acampamento sobre os anjos. Nós queremos fazer aqui um estudo amplo, geral sobre os anjos, sobre o que a Igreja nos ensina sobre eles.

Há uns 10 anos, eu publiquei o livro ‘Os anjos‘, um resumo daquilo que a Igreja nos ensina, que os Santos Doutores nos ensinam, especialmente São Tomás de Aquino, que foi o que mais se aprofundou nos estudos dos anjos.

Algo muito importante: Papa São João Paulo II fez, uma vez, sete catequeses sobre os anjos, e eu coloquei neste livro essas catequeses na íntegra, para conhecermos o que um Papa fala sobre os anjos.

Desde os princípios básicos, a Igreja nos ensina sobre os anjos.

A primeira coisa que precisamos saber é que a realidade dos anjos é uma verdade de fé, é um dogma indiscutível. Nenhum católico pode negar a existência deles.

A Bíblia fala mais de 300 vezes sobre o anjo; e quem fez esta contagem foi São Gregório Magno, doutor da Igreja.

Para nós, é difícil imaginar um anjo, porque ele não tem corpo. Deus nos permite ter uma visão do anjo como uma pessoa, mas o anjo não tem carne, não tem asas.

O que significa a asa que aparece no anjo? Que não existe limites para ele. O anjo, imediatamente, põe-se em qualquer lugar, porque não tem matéria. Isso é algo difícil para nós imaginarmos.

Por isso, para que o anjo possa se revelar, para ser conhecido, ele aparece em forma de uma pessoa.

Assista à pregação completa e aprenda mais sobre os anjos:

↑ topo