A Igreja Católica e a formação humana nas primeiras universidades

A Canção Nova realiza, dias 4 e 5 de janeiro, um Aprofundamento para Universitários em sua sede, em Cachoeira Paulista (SP).

Os estudantes universitários normalmente têm um conhecimento pouco profundo sobre a Idade Média; e acreditam que este tenha sido um período de ignorância, superstição e repressão intelectual por parte da Igreja Católica. No entanto, foi exatamente neste período da história que a Igreja deu sua maior contribuição intelectual para o mundo: o sistema universitário.

O ensino superior, naquela época, reunia mestres e discípulos de várias nações e áreas, os quais constituíam poderosos centros de saber e de erudição. Havia as escolas das paróquias, das catedrais e dos mosteiros. Além disso, os senhores feudais podiam fundar suas escolas, como também os habitantes de um lugarejo podiam se associar para sustentar um professor encarregado de ensinar às crianças. Elas eram admitidas na escola com sete ou oito anos de idade, sendo que para as meninas e moças, havia escolas separadas.

Antigamente, havia uma grande preocupação com o comportamento e a formação humana dos jovens nas escolas. Hoje, embora o acesso à universidade seja mais amplo a todas as classes sociais, não há a mesma preocupação com a formação humana, ética e religiosa. Muitos docentes, além de separarem a ciência da fé, incentivam a não vivência dos valores cristãos; por vezes, até estimulam o ateísmo e o relativismo religioso. O que leva muitos jovens cristãos ao conflito, ao isolamento e, muitas vezes, ao abandono da fé e das práticas religiosas.

Assista ao vídeo:

O aprofundamento, que é fechado e acontece no Auditório São Paulo, vai  contar com muito louvor, pregações, Santa Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo telefone (12) 3186-2600 e pagar uma taxa.

No domingo, dia 6, haverá um Kairos Universitário com padre Paulo Ricardo, professor Felipe Aquino e Ministério Amor e Adoração. A entrada é  permitida e gratuita para todos que desejarem participar.

Kairos é uma palavra grega que significa "tempo da graça de Deus". O evento, que acontece a partir das 8h no Rincão do Meu Senhor, conta com Santa Missa, palestras e momento de oração.

 

Mais informações, ligue (12) 3186-2600.

:: Conheça as regras do camping
:: Saiba mais sobre a Pousada Sérgio Abib


Vai participar do evento? Conheça outras pessoas que também vão, faça amigos, saiba sobre caravanas e muito mais!

   


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo