Carta Eucarística de Florianópolis à Igreja do Brasil

\”Irmãs e irmãos em Cristo Jesus!

Na conclusão do 15º. Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Florianópolis, de 18 a 21 de maio de 2006, dirigimo-nos ao povo católico e aos fiéis cristãos de nosso país, para confirmar nossa fé na Eucaristia. Afirmamos com vigor: \”Ele está no meio de nós!\” Saímos do Congresso com a disposição missionária de fazer a todos o convite: \”Vinde e vede!\” Acolhemos com amor as palavras do Papa Bento XVI na carta endereçada a seu Enviado Especial, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, para o nosso Congresso: \”A vida da Igreja se nutre e se fortalece da Santíssima Eucaristia, tesouro de alimento espiritual. Com efeito, todos os fiéis, unidos por esse vínculo de caridade e alimentados com esse sagrado banquete, se empenham em consolidar e viver, de verdade, a comunhão do Povo de Deus\”.

\”VINDE E VEDE – ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS\”

Em comum acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e com o Projeto de Evangelização \”Queremos Ver Jesus – Caminho, Verdade e Vida”, cremos que a Eucaristia é fonte e ápice da evangelização das pessoas, das comunidades e da sociedade.

Cremos que a Eucaristia promove a vida, a dignidade e a liberdade de cada pessoa. Em nossa sociedade, marcada pelo individualismo e egoísmo, há muitas formas de violência contra a dignidade da pessoa humana. Por outro lado, é grande o sonho por liberdade e felicidade.

Na Eucaristia, os cristãos afirmam a dignidade absoluta de cada filho e filha de Deus. Comungando o Cristo no sacramento da Eucaristia, nos tornamos pessoas eucarísticas. Na Eucaristia, realiza-se o sonho de todo ser humano, a felicidade e a liberdade, que consistem em servir ao próximo, do mesmo modo como Jesus. Na oferta de sua vida, no seu sacrifício, experimentamos o amor do Senhor por cada ser humano. Queremos ver Jesus em nós mesmos e em cada pessoa humana.

\”VINDE E VEDE – ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS\”

Cremos que a Eucaristia renova nossas comunidades. Em nossa sociedade, acentua-se o isolamento dos indivíduos, o enfraquecimento da família e a diluição da vida comunitária. Por outro lado, cresce o sonho por um mundo mais solidário e fraterno, onde as relações sejam mais humanas.

Na Eucaristia, experimentamos que a espiritualidade da comunhão será a força renovadora de nossas comunidades e paróquias, vocações e ministérios, pastorais e movimentos. Na Eucaristia, nos assemelhamos às primeiras comunidades cristãs, que eram um só coração e uma só alma; partilhavam todos os bens, os espirituais e os materiais; colocavam tudo em comum de modo que não havia necessitados entre eles. Queremos ver Jesus em nossas comunidades eclesiais e fazer delas o fermento de uma nova sociedade.

\”VINDE E VEDE – ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS\”

Cremos que a Eucaristia transforma nossa sociedade. São gritantes as desigualdades sociais no Brasil e no mundo. São graves os problemas sociais: desemprego, corrupção, violência, criminalidade e narcotráfico. Por outro lado, é grande o sonho por uma sociedade onde impere a justiça e a paz social.

Na Eucaristia, aprendemos a lutar por iniciativas e práticas solidárias; descobrimos nossa missão de construir uma sociedade de justiça e igualdade, onde os pobres, prediletos de Deus e de Jesus de Nazaré, sejam postos no primeiro lugar. Na Eucaristia, fortalecemos o cuidado com o meio ambiente, a caminhada ecumênica e o diálogo com pessoas de todas as religiões. Alimentando-nos todo domingo com a Escritura e a Eucaristia, acreditamos nos grandes valores do Reino de Deus e reagimos aos contra-valores desumanizantes do mercado, da mídia e da moda. Na Eucaristia, acreditamos numa Igreja renovada e num mundo novo.

\”VINDE E VEDE – ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS\”

Assumimos os seguintes compromissos: santificar o domingo, dia do Senhor, para o alimento de nossa espiritualidade pessoal e familiar, comunitária e social; reservar um dia da semana em nossas comunidades para a adoração do Santíssimo Sacramento; tornar nossas comunidades mais eucarísticas, através do ministério da visitação às famílias, dos grupos de oração e de reflexão bíblica, e da opção decidida pelos pobres; e atuar em todos os âmbitos sociais com a força da Eucaristia. Faremos tudo para que a experiência que aqui fizemos, da presença do Senhor em nosso meio, seja uma realidade vivida no dia-a-dia de nossas comunidades.

Na beleza natural da Ilha de Santa Catarina e na acolhida do povo catarinense, vimos um sinal da Eucaristia e uma expressão do amor de Deus por nós.

A Mãe de Jesus, Nossa Senhora do Desterro, estrela da evangelização e mulher eucarística, nos ensine a contemplar e a seguir seu Filho e a adorá-lo no Santíssimo Sacramento. Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil nos acompanhe em nossa missão de eucaristizar a sociedade brasileira.

De agora em diante terá um novo sentido proclamar em cada missa: \”Ele está no meio de nós!\” De agora em diante cada missa se tornará missão: \”Vinde e vede!\”

\”VINDE E VEDE – ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS\”

Delegados e Participantes do 15º Congresso Eucarístico Nacional
Florianópolis, 21 de maio de 2006

Confira as principais palestras do Simpósio de Teologia no 15º CEN:

.: Abertura: A Eucaristia transforma a vida da pessoa, afirma Cardeal do Rio
.: Bispo de Chapecó diz que \”não há cristão avulso\”
.: Como é o céu? Dom Luciano Mendes responde


* As frases não estão na ordem cronológica da palestra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo